Facebook
22/11/2018 - 21h52m

PROJETO TOCANTINENSE

Projeto escola rural "Aldeia das Crianças' vence prêmio internacional de arquitetura

Wemerson A. Lima

Wemerson A. Lima, parabeniza os idealizadores do projeto escola rural no Tocantins por vencer o prêmio internacional de arquitetura

O Conselheiro de Cidadãos Brasileiros no Reino Unido, Wemerson A. Lima, parabeniza os idealizadores do projeto escola rural no Tocantins por vencer o prêmio internacional de arquitetura, e afirma a importância do seu Estado de nascimento ser um Ícone de inspiração e respeito ao redor do mundo, uma conquista merecida e valoriza para nosso estado tão jovem e agigantado de recursos naturais e de pessoas sensíveis e amáveis.

O projeto escola rural, “Aldeia das Crianças', está em uma fazenda a 327 km de Palmas, foi projetada por Marcelo Rosenbaum e pelo grupo Aleph Zero. Complexo concorria ao Riba 2018 ao lado de prédios em Budapeste, Milão e Tóquio.

O projeto arquitetônico 'Aldeia das Crianças', uma escola rural localizada na fazenda Canuanã, no Tocantins, venceu o Prêmio Internacional Riba 2018, competição que ocorre a cada dois anos no Reino Unido.

O complexo projetado por Marcelo Rosenbaum e pelo grupo Aleph Zero foi anunciado vencedor na noite desta terça-feira (20). A escola rural brasileira concorria com outras 20 construções de 16 países e desbancou projetos de Budapeste, Milão e Tóquio, que estavam entre os quatro finalistas. Ao divulgar o vencedor, o Riba justificou a escolha pela escola brasileira por "exemplificar a excelência em design e a ambição arquitetônica e oferecer um impacto social significativo".

'Aldeia das Crianças'

No projeto, localizado na zona rural de Formoso do Araguaía, a 327 km de Palmas, foi feito um resgate cultural, com incentivo a técnicas de construção local, valorizando a beleza indígena e introduzindo noções de pertencimento, necessária para o desenvolvimento das crianças que são internas na escola.

A instituição é mantida pela fundação de um banco privado e atende cerca de 800 alunos, alguns moram no local. O objetivo era tornar o espaço um ambiente com valor de lar. Por isso, a escola foi organizada em duas vilas, uma masculina e outra feminina. Os dormitórios foram transformados em 45 unidades para seis alunos cada.

A ideia de redução de alunos por quarto, era melhorar a qualidade de vida das crianças, mantendo a individualidade.

Na escola também há espaços de convívio como sala de TV, espaço para leitura, varandas, pátios e redários. Além de abrigar maior número de crianças, o objetivo das vilas é aumentar a autoestima das crianças.

O Riba não é o primeiro prêmio internacional conquistado pela 'Aldeia das Crianças'. Em fevereiro, o projeto recebeu o prêmio de Arquitetura Educacional, da Building of the Year 2018.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS