Facebook
20/07/2019 - 00h43m

EM CAMPO GRANDE-MS

Projeto do Senac representa Tocantins em evento nacional

Assessoria de Imprensa / SENAC/TO

Leandro, Allan e Vagner

Entre os 50 projetos brasileiros selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, o PAPAGA.IO, projeto desenvolvido no Senac Palmas, foi selecionado para representar o estado do Tocantins na 71ª Sociedade Brasileira para O Progresso da Ciência - SBPC, que será realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS).

Projeto Papaga.io

Desenvolvido no Senac Palmas, o projeto PAPAGA.IO é um protótipo de um robô de conversação (chatbot) para a internet, composto por uma rede neural de informações sobre o turismo do Tocantins. Os membros responsáveis pela sua elaboração são o aluno da Aprendizagem em Serviços de Supermercado, Allan Pereira de Souza, o instrutor Vagner Cassol (Orientador) e Leandro Dias Costa (Coorientador).

O aluno Allan Pereira de Souza, 17 anos, explica a origem do projeto. “Primeiro pensamos em um totem que mostrasse a estrutura do supermercado. Depois focamos no Turismo e criamos um chatbot para conversar com as pessoas de forma eficiente”, diz.

SBPC

O evento terá como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. A SBPC foi criada em 8 de julho de 1948, é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui mais de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País. As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Prêmios

Com este projeto, o Senac ganhou o primeiro lugar na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT 2018), o 4º lugar na categoria voto popular e prêmio projeto destaque por federação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace 2019.

PAPAGA.IO

Esta ferramenta interage com humanos através de uma página de internet ou rede social, estabelecendo uma conversa similar a dois seres humanos conversando. O objetivo é responder perguntas sobre o turismo do Tocantins, através da conversação via dispositivo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS