Facebook
04/04/2019 - 17h10m

BENEFÍCIOS

Projeto Academia ao ar livre em Gurupi é ampliado e passa a ser ofertado para todas as idades

Secom Gurupi

A Secretaria Municipal de Juventude e Esportes da Prefeitura de Gurupi desde 2013 vem desenvolvendo atividades de lazer regularmente por meio do projeto “Academia ao ar livre“ para a turma da melhor idade. As atividades que antes eram realizadas na Praça da Bíblia, no Setor Sol Nascente, foram ampliadas para mais espaços públicos da cidade e agora são realizadas também no Parque Mutuca, no Centro Olímpico Edilberto Moreira e na Praça do Parque Mutuca II. Outra novidade é que agora o projeto atende pessoas de todas as idades.

Essa ampliação se deve ao aumento dos locais estruturados para a realização das atividades, bem como ao crescimento da quantidade de pessoas participando, que agora não se restringe mais a melhor idade, jovens e adultos também frequentam. O projeto que começou com 17 alunos, hoje conta com mais de 250 cadastrados e mais de 400 somado aos que não possuem cadastro, mas que participam das atividades. E a cada dia esse número cresce mais.

A coordenadora das atividades com os idosos, a Professora de Educação Física Izaltina Teles, conta que a necessidade de ampliar o projeto se deve ao bom resultado das atividades. “Nós notamos a importância de criar outro grupo porque várias pessoas que foram lá com problemas de saúde como hipertensão, diabetes, artrite, artrose, dores musculares demonstraram uma grande melhora e com isso passaram a frequentar com mais assiduidade e passaram a chamar outras pessoas para participarem”, disse a educadora física.

Recentemente os participantes do projeto receberam kits com camiseta e garrafa squeeze, entregues pelo próprio prefeito de Gurupi Laurez Moreira, que acha importante ampliar os espaços públicos e dar incentivos para que a prática esportiva seja constante. “O nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas e estimular o hábito de fazer exercícios físicos, dessa forma estaremos contribuindo com a qualidade de vida das pessoas”, declarou o prefeito.

A dona Marlene Neres, que participa há quatro meses do projeto ressaltou a melhora que vem sentindo em sua saúde. “Esse projeto vem para o benefício da população, para a melhora da nossa saúde, hoje eu estou mais ativa, fazendo os exercícios, é ótimo isso aqui, eu sentia tanta dor no pescoço, agora eu estou bem melhor e vou continuar participando”, disse.

Projeto

A Academia ao ar livre é uma ação que vem do projeto “Academia da Saúde” do Governo Federal e é mantido pela prefeitura de Gurupi, por meio do projeto Esporte para todos da Secretaria de Juventude e Esportes, que tem como objetivo levar a prática esportiva à toda população gurupiense. Também são parceiros a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade UnirG e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

O Projeto conta com uma equipe formada por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e educador físico. E além das atividades, os alunos também participam de palestras educativas com profissionais da área da saúde, bem como com atendimento médico. Técnicos em enfermagem realizam a aferição de pressão dos idosos e também é dado encaminhamento médico aos que necessitarem. Outro aspecto importante do projeto é o cadastro do participante junto ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que é feito por meio do número do SUS, que possibilita ao beneficiário o direito à alimentação adequada.

A dona de casa Aida Neves parabenizou a equipe de profissionais do projeto. “Os profissionais que nos acompanham são muito competentes, a assistência que eles nos dão é muito importante para que consigamos desempenhar as atividades corretamente, além da importância de estarmos ativos, porque isso aqui ajuda no controle do colesterol, da pressão, é uma melhora na nossa qualidade de vida”, disse.

Segundo a professora Izaltina Teles, o projeto também realiza um intercâmbio entre os municípios que possuem a academia ao ar livre. “Nós temos um intercâmbio com outros municípios, o ano passado fomos para o Cariri, o próximo dia 30 já está na agenda a vinda dos participantes de lá para a nossa academia, posteriormente será com o município de Peixe”, conta.

A aposentada Ana Maracaípe ressaltou a importância da interação que o projeto proporciona. “É ótimo, acho muito melhor do que quando a gente sai para fazer uma caminhada sozinha, por que aqui somos um grupo grande, todos animados e isso motiva, interagimos uns com os outros, fazemos novas amizades e isso nos deixa mais felizes e influencia em nossa disposição. Eu venho todo dia, eu sempre tive muita disposição, mas agora eu estou mais bem-disposta”, disse.

Como participar

Para quem quiser participar, é só ir até a Secretaria Municipal de Juventude e Esportes portando os documentos pessoais e o número do Cartão do SUS e se cadastrar ou se preferir pode ir participar das atividades em uma das praças e solicitar ao instrutor uma ficha cadastral.

Confira a seguir os locais e horários das atividades:

Praça da Bíblia (Sol Nascente)

Segunda-feira/quarta-feira/sexta-feira de 7h às 8h30 (Manhã)

Terça-feira/quinta-feira de 17h30 às 19h30 (Tarde)

Mutuca I (Rodoviária)

Segunda-feira/quarta-feira/sexta-feira de 17h30 às 19h30 (Tarde)

Terça-feira/quinta-feira de 6h às 7h30 (Manhã)

Mutuca II (Setor União)

Segunda-feira/quarta-feira/sexta-feira de 17h30 às 19h30 (Tarde)

Terça-feira/quinta-feira de 6h às 7h30 (Manhã)

Centro Olímpico Edilberto Moreira (Setor Vale do Sol)

Terça-feira/quinta-feira de 17h30 às 19h30 (Tarde)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS