Facebook
04/09/2018 - 17h01m

RECICLAGEM

Programa Renova Palmas terá ponto de coleta de óleo de cozinha no 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Marcio Greick

O cidadão ainda poderá trocar cada litro por uma muda de árvore, frutífera ou nativa do cerrado

Sabe aquele óleo de cozinha usado nas frituras e agora não tem mais serventia? Ele pode ser reciclado, e entre as formas de reciclagem do óleo de cozinha usado, a mais importante é a produção de biodiesel. E pensando nisso, a Fundação do Meio Ambiente (FMA), por meio do Programa Renova Palmas, estará coletando o residual de óleo de cozinha utilizado nas barracas de alimentação durante a realização do 12º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que começa nesta quarta-feira, 05.

O Programa Renova Palmas estará com um ponto de coleta na praça principal do distrito, com a disponibilização de três tambores de 220 litros devidamente identificados para que a população e os comerciantes possam fazer a doação do óleo residual produzido durante os quatro dias de festival.

Segundo o diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison,  da FMA, a ideia é incentivar a população e principalmente os barraqueiros que trabalham com alimentação, durante o festival, a doar esse  óleo residual e não fazer o descarte indevido na pia ou no solo.

Ainda, de acordo com Grison, no ponto de coleta haverá um trabalho de educação ambiental, no qual os servidores da Fundação do Meio Ambiente com apoio dos alunos da Estação Juventude, distribuirão panfletos à população e aos comerciantes sobre como fazer o descarte correto do produto.

Em contrapartida, quem fizer o descarte do óleo residual no ponto de coleta em Taquaruçu, receberá como compensação a cada litro de óleo doado, uma muda de árvore frutífera ou nativa  do cerrado  a exemplo de ipê, oiti, guapeva e fava de bolota, dentre outras.

O óleo de cozinha recebido pela FMA, por meio do programa Renova Palmas é destinado a instituições filantrópicas, para que estas posam processá-lo, transformando o resíduo em sabão. Um dos beneficiários é o Programa Palmas que Te Acolhe, mantido em parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude e Governo Federal. A produção é comercializada pelos beneficiários do programa, para ajudar em suas despesas pessoais.

Em Palmas o Programa Renova Palmas, tem um ponto de coleta  do óleo de cozinha utilizado, na sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), localizada no segundo andar do edifício do Resolve Palmas, na Avenida JK.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS