Facebook
22/10/2014 - 09h35m

Profissionais de Sítio Novo, São Miguel e Riachinho participam de Oficina ressalta importância do autocuidado no tratamento contra a hanseníase

Redação
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reúnem profissionais de saúde dos municípios do Norte do Tocantins na oficina de “Autocuidado e Introdução à Reintegração do paciente de hanseníase”, em Araguaína. A oficina se iniciou no último dia 21 de outubro e segue até o dia 23 de outubro, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Araguaína, das 8 às 18 horas.

Participam da oficina profissionais de Araguaína, Sítio Novo, Recursolândia, Miranorte, Guaraí, Colinas do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Riachinho.

Segundo a gerente do Núcleo de Hanseníase do Tocantins, Maria Isabel Monici, incentivar criação de grupos de autocuidado nesses municípios e oferecer suporte técnico para o trabalho de reinserção dos portadores da doença no mercado de trabalho.

A fisioterapeuta da Sesau, Suen Oliveira Santos é uma das responsáveis pela oficina, que oferece orientações sobre habilidades e a capacidade laboral individual dos indivíduos em tratamento.

Hanseníase
A hanseníase é uma doença contagiosa causada por uma bactéria e que é transmitida pelo contato prolongado com a pessoa portadora não tratada. Os primeiros sintomas são manchas vermelhas ou brancas, com perda de sensibilidade, em qualquer parte do corpo.  A doença afeta a pele e os nervos e pode causar deformidades físicas se não tratada.

O tratamento é gratuito e pode durar de seis meses a um ano e é baseado em medicamentos administrados via oral encontrados apenas no Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme alerta Maria Isabel, somente após o início do tratamento é interrompida a transmissão da doença.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS