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08/12/2021 - 08h44m

DISSERTAÇÃO

Professora de Pedagogia da Unitins de Araguatins conclui mestrado em Educação com pesquisa que analisou cotidiano escolar

A docente Ana Maria Freitas Dias Lima defendeu sua dissertação no dia 30 de outubro, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT.

Professora Mestre Ana Maria Freitas Dias (Foto: Acervo Pessoal)

O curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) conta com mais uma professora mestre. A docente Ana Maria Freitas Dias Lima defendeu sua dissertação na terça-feira, 30 de novembro, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Intitulada “Ação docente e prática pedagógica à luz do pensamento complexo e da criatividade na relação teoria e prática”, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Presidente Kennedy, em Augustinópolis.

Escolhi essa unidade escolar por dois aspectos: o primeiro diz respeito à necessidade de superar a visão mecanista e reducionista advindas do princípio da ordem, pautada na fragmentação dos saberes, presente no fazer pedagógico de toda a Educação Básica; o segundo aspecto está relacionado à proposta pedagógica da escola, onde as práticas pedagógicas e ações docentes foram analisadas à luz do pensamento complexo e da criatividade”, destacou a docente.

A dissertação foi orientada pela professora doutora Maria José de Pinho. A banca de defesa foi composta pelas professoras doutoras Marlene Zwierewicz, Carmem Lucia Artioli e Kênia Paulino de Queiroz Souza.

A professora mestre Ana Maria Freitas Dias destacou que a pesquisa “analisou a prática e ação docente da Escola Municipal Presidente Kennedy, tomando-se por base o Projeto Sacola Viajante e como fundamentos epistemológicos o pensamento complexo e a criatividade, de acordo com dos indicadores do Vadecrie. A temática refletida neste trabalho apresenta um novo olhar sobre ação docente e práticas pedagógicas no contexto da educação básica ao discutir os princípios de Edgar Morin e da Criatividade de Saturnino de La Torres, numa perspectiva de aproximação do fazer pedagógico do cotidiano da escola”.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenubia Gonçalves da Silva, “a jornada acadêmica da professora como pesquisadora possibilita a ampliação dos conhecimentos científicos e agrega benefícios mútuos. A professora é motivo de inspiração para todos nós que a conhecemos. É uma profissional exemplo de determinação, humildade e sabedoria”.

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