Facebook
06/11/2018 - 08h53m

EM NOVO HAMBURGO-RS

Professor e estudantes da Unitins de Augustinópolis apresentam trabalho na Mostratec

Redação

Acadêmicos Reginaldo e Catarina durante apresentação na Mostratec (Foto: Ascom Unitins)

A Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, em novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, contou esse ano com a participação de duas pesquisas realizadas pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da Unitins, Câmpus Augustinópolis, Catarina Melo Cardoso e Reginaldo Oliveira sob orientação do professor doutor Zilmar Timóteo Soares.

O acadêmico Reginaldo Oliveira apresentou a pesquisa intitulada: Análise dos efeitos farmacogenômicos in vitro do Astrocaryum vulgare em células neurotransmissoras da aprendizagem. Segundo Reginaldo o objetivo foi demonstrar o potencial bionutritivo e tecnológico  dessa oleaginosa chamado, popularmente, de tucumã e assim conseguir ativar os neurotransmissores da aprendizagem para que houvesse um aumento na sua eficiência e enfatizar a sua aplicação na dieta nutricional das pessoas.

Para o acadêmico, o evento foi uma grande oportunidade, segundo ele: “A Mostratec foi de grande valia para mim no quesito cultural, intelectual e científico. Isto é, aprendi e convivi com novas culturas, tive a oportunidade de ser avaliado internacionalmente e aprendi mais sobre a pesquisa científica e seu vasto leque de conhecimento”. O evento contou com a apresentação de 720 trabalhos de 3.000 alunos e 1.000 professores advindos de 22 países. 

Acadêmica Catarina durante apresentação da sua pesquisa (Foto: Ascom Unitins)

O trabalho apresentado pela acadêmica Catarina tem por título: " Da biotecnologia à neurobiologia : análise do potencial biotecnológico de genótipos da oenocarpus bacaba na prevenção e redução neurodegenerativa de Alzheimer". A pesquisadora explica que o objetivo do trabalho é analisar in vitru o potencial biotecnológico da bacaba na quebra da proteína beta amilóide, que é justamente a causadora do Alzheimer, além de proporcionar acesso a todas as classes sociais, já que a pesquisa é viável economicamente.

“Sobre participar da Mostratec, foi uma experiência única. O evento ampliou muito meus conceitos sobre pesquisa e poder levar uma pesquisa que valoriza meu estado, foi ainda mais gratificante. Tivemos muitas dificuldades para chegar até o evento, mas nenhuma delas foi motivo de desistência. Eu preciso agradecer bastante, meu orientador Zilmar, a coordenadora do curso Hanari e minhas duas amigas Rafaela e Maria Luiza. Sem eles não seria possível chegarmos até o evento”, ressaltou Catarina.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS