Facebook
16/10/2019 - 10h17m

CONQUISTAS

Professor da UFT de Tocantinópolis leva conhecimento para além da universidade

No dia 15 de outubro, foi comemorado o Dia do Professor. E para lembrar a data, vamos mostrar a história de um docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, que com empenho e esforço tem mostrado o real sentido de educar dentro e fora do espaço físico da universidade.

Ensino e Extensão

Os alunos de Rubens também aprendem o ofício do ensinar

Rubens Vinícius Letieri é professor, graduado em educação física e doutor em ciências do esporte, ele dá aula no curso de Educação Física, no Câmpus de Tocantinópolis. Quando perguntado por que escolheu a docência, ele explica que a docência ocorreu de maneira natural em função da profissão escolhida. “Com o avançar dos estudos, o sentimento de compartilhar os conhecimentos adquiridos foi aflorando e, assim, a paixão pelo magistério foi se nutrindo espontaneamente. Portanto, posso dizer que em uma mesma magnitude, a docência também me escolheu”, declara ele.

Para ele, ser professor é sua via. Todos os seus esforços giram em torno do trabalho docente - o aperfeiçoamento constante, a pesquisa, a dedicação, o tempo, o compromisso com o aprendizado do aluno. “Tenho orgulho da profissão que escolhi (e que me escolheu), pois criamos laços e vínculos fortes. Uma aproximação com o outro que exige muita paixão”.

Letieri diz que entre os fatos mais marcantes no exercício da docência estão as conquistas de seus alunos. A cada história de sucesso, ele se sente orgulhoso e revigorado. E se engana quem pensa que o ensino e a troca de conhecimento se limitam à sala de aula. Letieri desenvolve um projeto de extensão na Cidade de Tocantinópolis, onde seus alunos também aprendem o ofício de ensinar, levando melhoria de vida para um grupo de idosos do município.

Rubens realiza projeto de extensão na Cidade de Tocantinópolis com idosos

O projeto é maravilhoso. Hoje atuamos diretamente na promoção de saúde e bem-estar dos idosos atendidos pelo projeto. Além de criar uma nova oportunidade de aprendizado aos nossos alunos, ele tem um alto impacto social. As atividades são totalmente conduzidas pelos alunos do projeto, que se dedicam às ações do projeto para atender os idosos às 6h e às 8h da manhã, todas segundas e sextas-feiras. Temos esse compromisso com a sociedade. Enquanto Universidade, é nossa obrigação fazer o papel social relevante, com qualidade e dedicação’, destaca ele.

Dedicação

Rubens Vinícius Letieri se orgulha de ser professor

Histórias e dedicação de professores como o Rubens, que têm contribuído para que a UFT ofereça cada vez mais um ensino de qualidade; formando profissionais capacitados para desempenhar seus ofícios e preocupados com a comunidade e realidade que os cercam.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS