Facebook
06/08/2018 - 16h00m

SOCIOBIODIVERSIDADE

Produção de Babaçu do Bico do Papagaio estará dentro das ações da Seagro em Fórum que acontecerá em Belém

Redação

Uma das ações do Governo do Estado em sociobiodiversidade foi a construção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Babaçu, no Bico do Papagaio

A construção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Babaçu, no Bico do Papagaio é uma das ações da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) que será exposto em Belém (PA), na 1ª Feira Mundial de Produtos da Sociobiodiversidade. A Feira acontece nesta semana, 7 a 10, dentro da programação do Fórum Sócio Mundial Belém + 30.

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) estará presente na Feira Mundial de Sociobiodiversidade, com o propósito de conhecer mais e trocar experiências sobre os modos de produção que respeitam e integram os modos de vida de agricultores locais, a sociobiodiversidade.

Para Marta Barbosa, a participação da instituição no evento é de fundamental importância para apoiar as comunidades tradicionais do Tocantins que participam do evento

 

De acordo com a diretora de Sociobiodiversidade da Seagro, Marta Barbosa, a participação da instituição no evento é de fundamental importância para apoiar as comunidades tradicionais do Tocantins que participam do evento: indígenas, quilombolas, mulheres extrativistas e quebradeiras de coco. “Vamos expor produtos feitos no Tocantins e divulgar nossa cultura, além de participar de momentos de conversas sobre a construção de políticas públicas e apresentar como foram o processo e construção de propostas no Tocantins”, afirmou.

Marta Barbosa explica que o Tocantins está bem avançado no processo de sociobiodiversidade e que o Governo do Estado vem realizando um trabalho, desde 2008, voltado para construir políticas públicas estaduais, como também nacionais, com ações de fortalecimento à sociobiodiversidade. Ações como a participação em seminários, criação da diretoria e gerência de sociobiodiversidade na Seagro, construção do Plano Plurianual, a construção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Babaçu, no Bico do Papagaio, entre outras.

O Fórum Social Mundial (FSM)

É um evento organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global e promete reunir representantes de diferentes comunidades tradicionais do Brasil e do mundo.

Participam do evento pesquisadores, acadêmicos e gestores com objetivo de propiciar diálogos interdisciplinares e interculturais sobre a salvaguarda dos recursos naturais e o patrimônio cultural. Serão abordados assuntos como os avanços científicos, éticos e jurídicos ao longo das últimas três décadas e também debater e alertar sobre as atuais ameaças à sociobiodiversidade do planeta.

Durante o evento acontecem exposições dos produtos da biodiversidade, festival intercultural, cultura alimentar e gastronomia e encontro de crianças de todos os povos e etnias, além de minicursos e oficinas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS