Facebook
16/11/2013 - 18h36m

Prefeitos do Bico do Papagaio recebem máquinas do governo do estado

Redação

Os agricultores familiares de 25 municípios do extremo norte do Estado vão iniciar o período de plantio com um reforço do governo do Estado. Nesta sexta-feira, 15, a região foi contemplada com a entrega de kits de tratores e implementos agrícolas, que foram disponibilizados aos municípios através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), como parte das ações do Terra Forte, um programa voltado à agricultura familiar. A entrega foi realizada na Feira do Produtor Osvaldo Mariano, em Tocantinópolis.

Para o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes de Sousa, as máquinas estão chegando à região do Bico do Papagaio em um momento importante. “Com a chegada da chuvacomeça o plantio e estes equipamentos serão uma ajuda valiosa, principalmente para os municípios menores, que têm um grande número de agricultores familiares”, disse o gestor, acrescentando que o benefício irá permitir que as prefeituras impulsionem o desenvolvimento da economia.

Segundo o prefeito de Araguatins, Lindomar Lisboa Madalena, os equipamentos são esperados com ansiedade pelos produtores do município. “Os produtores estão apenas aguardando a chegada das máquinas para iniciar o trabalho. Neste sábado já serão atendidas as primeiras demandas”, afirmou.

Na região do extremo norte, Araguatins é a cidade que terá mais famílias beneficiadas. Ao todo serão 1.667, segundo informações da Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar da Seagro.

“A chegada destas máquinas vai permitir que os municípios caminhem com independência e fomentem a agricultura familiar, que é de extrema importância para a economia do Tocantins”, frisou o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.

Já o secretário Jaime Café, da Agricultura e Pecuária, disse que “Nosso principal objetivo é proporcionar aos municípios os subsídios necessários para o fortalecimento da agricultura familiar e para que essas famílias tenham boas condições de trabalho e vida”.

Produtores

Para produtores e associações, a chegada dos equipamentos fará toda a diferença. “Esta sempre foi a nossa principal dificuldade, adquirir máquinas e implementos”, disse o presidente da Associação de Produtores de Nazaré, Joab Araújo, acrescentando que o custeio do transporte do calcário para os agricultores será uma preocupação a menos, já que será realizado pelo governo do Estado.

Segundo o presidente da Associação dos Pequenos Lavradores de Araguatins, Leandro da Conceição Carvalho, a chegada das máquinas traz benefícios não apenas para os produtores, mas para o meio ambiente como um todo. “Com as máquinas não haverá tanta necessidade das queimadas controladas na agricultura, o que além de agilizar a produção, não causa danos ambientais”, frisou.

Terra Forte

Até agora 60 municípios já foram contemplados com a entrega de kits de tratores e implementos agrícolas pela Seagro. Com a entrega desta sexta-feira, foram beneficiados os municípios de Araguatins, Angico, Ananás, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Tocantinópolis, totalizando cerca de cinco mil famílias, o que corresponde a aproximadamente 20 mil pessoas assistidas.

A ação atenderá ainda às regiões de Taguatinga, com 15 municípios beneficiados, Porto Nacional, com 21 municípios, Guaraí, com 23, e Araguaína, com 20. As próximas entregas acontecerão em Guaraí e Araguaína, nos dias 22 e 25, de novembro, respectivamente.

Além dos kits, que estão sendo entregues também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco, que serão disponibilizados pelos municípios conforme a demanda dos agricultores.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS