Facebook
02/07/2021 - 17h54m

REUNIÃO

Prefeito de Porto Franco-MA discute projeto de Terminal com a empresa VLI

Prefeito Deoclides Macedo discute com representantes da VLI sobre projeto de concessão do Terminal Integrador Porto Franco

O prefeito Deoclides Macedo participou, nesta quinta-feira (1º), de reunião on-line com representantes da VLI, com a gestora regional do SEBRAE, Márcia Martins. Na pauta, o projeto de concessão do Terminal Integrador Porto Franco, no Distrito Agroindustrial de Porto Franco-MA.

O gerente integrador da VLI, Pedro Augusto Ferreira, que vai assumir a missão em Porto Franco, explicou como se dará cada fase do projeto do terminal, inclusive as obras de reforma. “No segundo semestre vamos trabalhar bastante para dar condições operacionais ao terminal.”

Segundo ele, a VLI está localizada no Pátio Ferroviário de Porto Franco, em uma área de aproximadamente 3,24 hectares e conta com um silo metálico com capacidade para 18 mil toneladas de grãos de soja. “Contamos, ainda, com um armazém com capacidade de 5,5 mil toneladas, uma tulha ferroviária, com capacidade de 800 toneladas por hora e buscamos resultados de forma persistente e constante com o TIPF, em Porto Franco. Vale lembrar que a região de Porto Franco tem uma abrangência da Matopiba, formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.”

Já Mauro César, responsável pelo Setor de Compras e Serviços da VLI, falou sobre as aquisições e serviços que vão acontecer com investimento e expansão da empresa. A VLI vai investir, entre obrigações contratuais, adequação e capacitação do terminal, mais de R$ 20 milhões durante o período. As obras de reparação terão início em agosto e a previsão é de que as operações já comecem em 2022.

Com a ativação do Complexo, tanto na 1ª etapa de adequação do terminal, quanto na 2ª etapa, que é a fase de operações do TIPF, surgirão várias oportunidades de trabalho nas áreas de civil, mecânica, elétrica industrial, mecânica industrial, segurança do trabalho, carpintaria, alvenaria, pedreiros, auxiliar de serviços gerais, motoristas, eletricistas, vigilância, dentre outras.

Durante a reunião de alinhamento, ficou definido que a empresa vai priorizar a mão de obra local, assim como os fornecedores e prestadores de serviços. O prefeito Deoclides se comprometeu a buscar parcerias junto ao Governo do Estado para oferecer cursos de qualificação profissional aos trabalhadores. “Pretendemos implantar o programa IEMA Vocacional no município para que os nossos profissionais estejam aptos a ocuparem as vagas que serão disponibilizadas pela VLI e pelas empresas terceirizadas.”

Participaram também da reunião, a analista de Relacionamento Institucional e Comunidades, Francília Cutrim, o responsável pela Área de Planejamento, Alan Caetano, a gerente de Relações Institucionais, Fabíola Dourado, a supervisora de Operações Multimodal da VLI, Raimunda Araújo, a secretária Municipal de Infraestrutura, Naara Duarte, a responsável pelo Setor de Licitações da Prefeitura, Jailma Sousa, representantes da Sala do Empreendedor, dentre outros.

Ao final da reunião, o prefeito Deoclides agradeceu a presença de todos e informou que acontecerá um novo encontro entre a Prefeitura, a VLI e o Sebrae para decidirem quais requisitos devem seguir as empresas interessadas em fornecer serviços para o Terminal. “Quero agradecer a toda equipe da VLI, ao SEBRAE, à equipe da Prefeitura e reforçar que estamos à disposição. Vamos apoiar e ser parceiros em mais um grande empreendimento em nosso município. Tudo aquilo que for preciso ser feito pela nossa administração para facilitar e colaborar com terminal da VLI, será feito. Vamos fazer todo trabalho necessário para que os fornecedores e os profissionais de Porto Franco tenham oportunidades nesse empreendimento.”

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS