Facebook
06/10/2021 - 12h47m

EDIÇÃO ESPECIAL

Pré-Vest Solidário tem aluna aprovada no vestibular de Medicina da Unitins de Augustinópolis

Charlyne Sueste

Estudante superou a concorrência de 228 candidatos por vaga e apontou cursinho como diferencial.

Acza participou da edição especial do Pré-Vest Solidário (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)

Aos 19 anos de idade, a brasiliense Acza Jales é uma dos quarenta aprovados no curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus de Augustinópolis. Antes da aprovação, ela participou da edição especial do Pré-Vest Solidário, o cursinho gratuito da Unitins executado como projeto de extensão, que neste ano ocorreu de forma on-line por causa da pandemia.

Acza superou a concorrência de 228 candidatos por vaga para conseguir sua aprovação. “Decidi me inscrever e participar das aulas porque como os monitores são dessa região, eles poderiam me ajudar a agregar conhecimento, principalmente sobre a História e Geografia do Tocantins, porque eu não conhecia nada além do bioma. Não conhecia a vivência, a história mais aprofundada”, relatou a acadêmica.

O Pré-Vest Solidário também foi um suporte para entender como funciona o vestibular da Unitins, o que foi um diferencial para a caloura. “Por causa deles eu conheci mais a fundo sobre a prova, entrei em contato com os modelos de questão da Unitins, soube como eles costumam cobrar, os conteúdos mais recorrentes, como fazer as questões. Tudo isso me ajudou a conhecer melhor a prova e chegar mais preparada no dia (do vestibular)”, explicou.

Sensação de dever cumprido

Enquanto a brasiliense comemora a aprovação, quem está do outro lado do cursinho preparatório também se orgulha do resultado. Paulo César Farias é acadêmico do curso de Ciências Contábeis no Câmpus de Augustinópolis e atua como um dos monitores do Pré-Vest Solidário. “Enquanto monitor do projeto, eu fico muito realizado e honrado em ver que um dos nossos alunos conseguiu essa aprovação. Ela participou do Pré-Vest, assistiu as aulas. A gente sente que também foi aprovado com ela porque conseguimos transmitir o nosso pouco conhecimento dentro da área”, declarou o jovem monitor.

O Pré-Vest Solidário foi idealizado pela professora Andrea Pereira da Conceição, que submeteu o Projeto de Extensão ainda em 2017. Neste ano, o primeiro edital já tinha sido lançado, mas com a abertura do Vestibular de Medicina da Unitins, os organizadores decidiram criar uma turma especial.

Antes, a gente tinha, no máximo, 100 ou 120 inscritos, mas com os estudantes do Vestibular de Medicina a gente passou a ter 800 inscritos. Chegamos a ter mais de 150 alunos on-line simultaneamente. Os monitores são nossos alunos da Unitins de Ciências Contábeis, Enfermagem e Direito. E tivemos a surpresa de ter uma das nossas alunas, que se inscreveu, que assistiu as aulas, aprovada no vestibular de Medicina”, comemora a coordenadora do projeto.

Quase mil alunos atendidos

De 2017 a 2021, quase mil alunos já foram atendidos pelo Pré-Vest Solidário, que é um Projeto de Extensão do curso de Ciências Contábeis, do Câmpus de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. O salto na quantidade de alunos atendidos foi impulsionado pela execução on-line do projeto. Antes da turma especial para os vestibulandos de Medicina, que reuniu 800 inscritos, o cursinho atendia presencialmente e já tinha alcançado 160 estudantes de escolas públicas da cidade.

Alunos como a Cianny Ximenes Rodrigues Silva, de 20 anos, que cursa o 4º período e Enfermagem no Câmpus de Augustinópolis. Ela conheceu o Pré-Vest Solidário quando cursava o último ano do Ensino Médio e hoje é monitora do projeto. “Eu abri os olhos para a vida universitária, para como tudo funcionava. Através do Pré-Vest eu consegui aprovação em duas instituições públicas, uma federal e uma estadual. Hoje estou aqui fazendo Enfermagem, que é o curso que eu quero e ainda estou podendo transmitir conhecimento que eu recebi”, afirmou.

História que também se repete com o Rogério Breno Brito Oliveira, de 20 anos. Ele faz o 6º período de Ciência Contábeis, em Augustinópolis, e é monitor de Física no Pré-Vest. Antes de chegar à instituição e à mentoria, Rogério também foi aluno do projeto. “Sempre gostei muito da área das Exatas, inclusive, dou aula de Física no projeto. O Pré-Vest me ajudou muito na Redação, que era algo que eu tinha bastante dificuldade. Além de me ajudar nas matérias, ele (o projeto) me incentivou também sobre qual área eu ia estudar. E eu optei por Ciências Contábeis”, conta o aluno da Unitins e monitor do projeto.

Monitorias

Uma vez por ano é lançado um edital para a seleção de monitores, que podem ser estudantes da Unitins de qualquer um dos cursos ofertados no Câmpus de Augustinópolis.

“Quando entrei na universidade, eu vi o projeto e vi que ele auxiliava muitas pessoas que estavam procurando fazer algum vestibular, mas sem nenhum norte de por onde começar. E eu, quando também estava no período de vestibulando, procurava alguma ajuda e sei como é complicada a vida do estudante. Esse é um projeto social que auxilia estudantes. No primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis eu ficava um pouco receoso de participar porque eu pensava: ‘Será que eu vou ser capaz de lecionar?’ Mas depois de um período estudando na universidade e em casa, eu consegui ver que eu conseguia ajudar o pessoal e decidi entrar no projeto”, conta Wendel Matheus, estudante do 6º período de Ciências Contábeis e monitor do cursinho.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS