Facebook
11/01/2019 - 08h41m

EM PALMAS

PM forma 24 alunos na XII turma de Força Tática

Em Palmas, PM formou 24 alunos na XII turma de Força Tática

Na manhã desta quinta-feira, 10, 24 alunos da XII Turma da Força Tática da Polícia Militar do Estado do Tocantins, se formaram em solenidade realizada no Pátio do Quartel do Comando Geral em Palmas.

Autoridades no palanque

O evento contou com a presença do comandante geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, da Deputada Estadual e madrinha da turma, Luana Ribeiro, do chefe do estado-maior, coronel Henrique de Souza Lima Júnior, do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, tenente coronel Juarez Medeiros Sobrinho, do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, major Evando Polidório Lustosa e demais autoridades militares.

O curso sediado pelo 6° Batalhão da PMTO teve início no dia 06 de dezembro de 2018 com aproximadamente 40 participantes, entre policiais militares do Tocantins, Maranhão e Goiás, bem como Técnicos de Defesa Social, onde 16 pediram desistência voluntária no decorrer dos 36 dias de formação.

Entrada na formatura

Posterior à apresentação da tropa ao Comandante Geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, seguido da entrada dos alunos formandos que foram apresentados pelo coordenador do curso, capitão Wallas de Sousa Melo.

O evento seguiu com um momento de oração proferido pelo padre João Camilo Macário e a leitura da Ata de Conclusão, onde o 3º sargento PMTO, Marisvaldo Sávio Arruda Lemos foi o 1º colocado seguido pelo soldado da PMMA, Gedson Augusto Muniz da Silva.

Policiais homenageados

Formados e certificados, os integrantes do XII Curso da Força Tática realizaram um momento de homenagens a cinco militares do 6º Batalhão que contribuíram para a estruturação da Força Tática na unidade, bem como para a senhora Maria Aurora Pereira de Melo, mãe do 2º sargento Junivaldo Pereira de Melo (in memoriam) que empresta o nome à turma, ao comandante da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, ao chefe do Estado Maior, coronel Henrique de Souza Lima Júnior,  ao comandante do policiamento do interior, coronel Humberto Costa Parrião e o comandante do policiamento da capital, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Sousa.

Segundo o soldado Wanderson Ferreira Cordeiro, orador da turma, o curso é intenso, onde todos sofrem juntos, choram juntos e lutam juntos, assim, no passar dos dias se tornam uma família e compreendem o real significado da palavra resiliência, onde um indivíduo lida com um problema e adapta-se às mudanças, superando obstáculos e resistindo à pressão, ainda assim consegue voltar ao seu estado natural, após uma situação crítica e fora do comum.

Para o comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, os mais novos taticanos deverão somar e multiplicar seus conhecimentos junto à tropa, pois todos são irmãos e possui o mesmo objetivo de trabalhar na proteção da sociedade. “Reconheço o empenho de todos esses profissionais que conseguiram finalizar o curso e cumprir sua etapa, sendo forjados para atuarem em ocorrências de média complexidade, apoiando os demais policiais operacionais nos atendimento diários”, ressaltou o comandante.

Encerrando a solenidade, a equipe formada entoa a oração do taticano e solicita permissão para ordenar o último fora de forma do curso.

Força Tática  

A Força Tática é o pelotão de patrulhamento tático subordinado diretamente aos comandantes de unidades operacionais da PMTO e tem como missão principal realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuar em ocorrências que fujam do cotidiano normal da OPM, excetuando as intervenções características da CIOE – Companhia Independente de operações Especiais.

Ao todo já foram realizados 12 cursos, sendo 04 em Palmas, 01 em Araguaína, 01 em Colinas do Tocantins, 01 em Araguatins, 01 em Gurupi, 02 em Dianópolis, 01 em Lagoa da Confusão e 01 em Paraíso do Tocantins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS