Facebook
02/08/2022 - 11h23m

SAÚDE

Plano de contingência para varíola dos macacos é enviado aos 25 municípios do Bico

Redação

O documento elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, foi publicado no site da Pasta e enviado aos 25 municípios biquenses.

Plano de Contingência está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Divulgação/SES-TO)

O Plano de Contingência para Monkeypox do Tocantins já está disponível para consulta no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e foi enviado para os 25 municípios do Bico do Papagaio, bem como para o restante do Tocantins. O documento pode ser acessado no link: https://www.to.gov.br/saude/monkeypox/3b4qwneowreg.

O plano traz a definição da doença, sinais, sintomas, orientações para assistência, unidades de referência, orientações para coleta, transporte e armazenamento de amostras biológicas e fluxos laboratoriais.

Doença

A Monkeypox é geralmente uma doença autolimitada, cujos sinais e sintomas duram de 2 a 4 semanas. O Monkeypox é transmitido de pessoa para pessoa através do contato direto com feridas infecciosas, crostas ou fluidos corporais, com materiais que tocam fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis ou com secreções respiratórias durante o contato pessoal prolongado.

A transmissão da doença é por contato direto com pessoas contaminadas, contato pele/pele, pessoal, ou obviamente através do contato com objetos pessoais de um paciente que está infectado com a varíola dos macacos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS