Facebook
03/09/2019 - 09h26m

ESPORTE

Pilotos do Clube do Voo Livre Asas do Bico participam de projeto de Ecoturismo em escola pública de Axixá

Ascom

Durante o encontro anual de pilotos na serra do Estrondo que está na sua 6º edição, as atividades foram para além dos limites da serra. Aconteceu o 1º Projeto de Ecoturismo, realizado na Escola Estadual de Marechal Ribas Junior em Axixá do Tocantins, com palestra sobre o esporte, e mostra prática da preparação para o esporte a comunidade escolar, a necessidade de cursos, riscos e segurança do esporte, além da importância da preservação ambiental.

O piloto Adailton Gama falou sobre as condições que tornam favorável a prática do parapente na serra do Estrondo, esclarecendo que a rampa de voo é bem ampla, e possui uma combinação perfeita de área plana, área inclinada e áreas de escape lateral, frontal e na retaguarda, com ventos fortes e térmicas, o que favorece uma subida rápida. Além do visual único ao cruzar o rio Araguaia, na cidade de Araguatins, que é um espetáculo a parte do voo na região.

O campeão brasileiro de parapente Sandro Louzada do Rio de Janeiro enriqueceu a palestra com informações técnicas sobre segurança, como equipamento adequado, da importância de está devidamente habilitado junto aos órgãos competentes, como federação e associações, manutenção periódica dos equipamentos e cursos de segurança como SIV – Simulação de Incidentes em Voo.

Os pilotos falaram também da importância do esporte para a economia da cidade e da região, como a geração de emprego e renda no comércio e serviços, como hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, postos de combustíveis e outros. Serviços de apoio aos pilotos como levar os equipamentos até o topo de serra, fazer o resgates dos voos de distancia, e dobragem de equipamento que são prestados pelo  moradores de Axixá.

O Clube de Voo Livre Asas do Bico desenvolve várias ações de preservação ambiental durante o ano, como plantio de gramas e árvores nativas, coletas de lixo e campanhas educativas, inclusive com a fixação de placas de cuidado com o meio ambiente.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS