Facebook
23/10/2018 - 09h49m

OPERAÇÃO ROTA DO OURO

PF investiga mercado ilegal de ouro no Tocantins

Com informações da Ascom/PF

A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (23) a OPERAÇÃO ROTA DO OURO com o objetivo de desarticular suposto mercado de ouro ilegal extraído da região de Natividade-TO.

Aproximadamente 62 Policiais Federais cumprem dez Mandados Judiciais de Busca e Apreensão expedidos pela Vara Federal de Gurupi/TO e 12 Mandados de Intimação nos estados de Tocantins, São Paulo, Bahia, Distrito Federal e Pará. Ocorre também o bloqueio de valores nas contas bancárias dos envolvidos visando a recuperação de valores do ouro extraído e reparação dos danos ambientais causados com a extração.

A Investigação teve início com uma fiscalização em conjunto da PF com o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, culminando no fechamento de garimpo ilegal na zona rural de Chapada de Natividade/TO. A investigação atualmente aponta que o ouro extraído de forma ilegal tem como destino São Paulo e o exterior.

A extração ilegal não gera benefícios para a comunidade local, não há criação de empregos formais e nem arrecadação de impostos. A população local tem sofrido com os danos ambientais e contaminação com metais pesados utilizados pela garimpagem ilegal do ouro.

Os investigados podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome da operação faz referência ao seu objetivo que é de elucidar qual o destino do ouro extraído da região de Natividade-TO.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS