Facebook
08/08/2019 - 09h00m

OPERAÇÃO O MECANISMO

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra esquema de corrupção em sete cidades do Tocantins

Redação

PF deflagrou Operação O MECANISMO para fortalecer provas constantes em Inquérito Policial que apura crime de corrupção, peculato e organização criminosa

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (08/08) a Operação O MECANISMO com o objetivo de fortalecer provas já documentadas em Inquérito Policial que apura crime de corrupção, peculato e organização criminosa envolvendo pessoas residentes em 07 municípios do Tocantins (Palmas, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Recursolândia, Santa Tereza, Lizarda e Lagoa do Tocantins) e em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

Cerca de 120 policiais federais participam da operação, a fim de dar cumprimento a 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e 32 mandados de intimação para a inquirição dos envolvidos.

A investigação aponta que empresas de Palmas/TO, que mantêm contrato de prestação de serviços de reparo de viaturas e fornecimento de peças automotivas com municípios tocantinenses, promovem reiteradamente transferências de valores e dão outras vantagens a servidores municipais comissionados, parentes e pessoas próximas dos prefeitos dos municípios com quem elas possuem contratos.

Além dos créditos em conta corrente, apurou-se que as vantagens indevidas aos gestores públicos e pessoas próximas também eram efetivadas por meio de pagamentos de despesas pessoais como contas de telefones, IPVA, mensalidades escolares, entre outras.

Os recursos dos contratos são oriundos do fundo nacional do desenvolvimento da educação e fundo municipal de saúde (SUS).

O nome da operação faz referência a seriado brasileiro que explora o crime de corrupção praticado por agentes públicos e empresários, crime investigado no presente caso.

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Antonio Carlos | 08/08/2019 | 10:54 Quando começa às operações aqui no Bico? Já tá passando da hora...
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS