Facebook
04/05/2018 - 01h50m

SEBRAE

Pequenos negócios geraram 100% das vagas de emprego no Tocantins em março

Imprensa Sebrae

Segundo CAGED, no mês de março, todas as vagas de trabalho criadas no Tocantins foram provenientes de microempresas

Pelo terceiro mês consecutivo, os pequenos negócios lideraram a geração de empregos no Brasil. No Tocantins, não foi diferente. As microempresas geraram mais 300 novos postos de trabalho somente no mês de março.

De acordo com a gerente de atendimento e soluções do Sebrae no Tocantins, Bárbara Nunes, existem dois tipos de empreendedorismo. “Hoje existem dois tipos de empreendedorismo: por oportunidade, que considera o momento em que o empreendedor decide mudar de área e abrir um negócio próprio que lhe parece promissor ou por necessidade, nos casos dos trabalhadores que ficam desempregados e enxergam no negócio próprio a solução para ter uma renda mensal. Estamos vivendo uma retomada da economia e os empreendedores por necessidade estão em alta”, explicou.

Foi o que aconteceu com o empreendedor Arlindo Galvão, que procurou o Sebrae em 2016 para se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) e abriu uma lanchonete. “Comecei a servir os pratos feitos, famosos “PFs”, na hora do almoço na minha lanchonete. A clientela cresceu e passei a trabalhar com self service. Foi nesse momento que percebi que meu negócio estava aumentando e precisei contratar funcionários”, explicou Galvão que passou de MEI para microempresário e hoje emprega cinco funcionários.

Números

Acompanhando o crescimento nacional, neste ano, o Tocantins contabilizou 79 mil Pequenos Negócios, sendo 50 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), quase 24 mil Microempresas (ME) e pouco mais de cinco mil Empresas de Pequeno Porte (EPP). Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as mais de trezentas vagas de emprego geradas em março de 2018 foram oriundas de microempresas. O setor que mais empregou foi o de serviços que empregou mais de 75% desses trabalhadores, seguido pela indústria com 22% e pelo comercio com 3%.

Outros dados também confirmam a participação dos pequenos negócios na geração de empregos. Em um estudo elaborado por uma instituição financeira e divulgado no mês de abril, com base na expectativa de crescimento na quantidade de trabalhadores ocupada no Brasil e no aumento esperado do número de novas empresas no país, revelou que os empreendedores deverão ser os principais responsáveis pelo alento esperado no mercado de trabalho em 2018. Das 2 milhões vagas a serem abertas, 1 milhão dos empregos serão criados por empregadores, trabalhadores por conta própria e microempresas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS