Facebook
07/10/2013 - 08h30m

Partido Solidariedade é o 'campeão' de filiações de parlamentares no TO

Redação

Encerrou neste sábado (5) o prazo para que os políticos fizessem a troca de partidos. No Tocantins, dos três senadores, dois mudaram de legenda. A senadora Kátia Abreu (ex-PSD) deixou o partido que ajudou a criar juntamente com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ela agora compõe o partido de oposição do governo estadual, o PMDB. Porém, o filho dela, o deputado federal Irajá Abreu, permaneceu no PSD, onde ocupa a posição de presidente regional da sigla.

O outro senador que mudou de ares no cenário político foi Vicentinho Alves (ex-PR). Ele se filiou ao recém-criado Partido Solidariedade, que usará a legenda SDD. O partido tem como uma das principais expressões nacionais o deputado federal Paulinho da Força, que tem se dedicado a atrair novos filiados visando as eleições de 2014.

Entre os deputados federais do Tocantins, foram apenas duas trocas de partido. Cézar Hallum (ex-PSD) agora faz parte do PRB. O deputado federal licenciado e atual secretário estadual dos Esportes e Lazer, Eduardo Gomes (ex-PSDB), anunciou também a sua ida ao SDD. Ele será vice-presidente nacional da legenda. O secretário deixou os tucanos em meio a denúncias de envolvimento em uma quadrilha comandada pelo doleiro Fayed Traboulsi, que teria desviado R$ 300 milhões, em 18 meses, de fundos de pensão previdenciários em todo o Brasil.

Na Assembleia Legislativa do Tocantins, dos 24 deputados, 10 mudaram de legenda e tornaram o Partido Solidariedade a maior bancada no parlamento estadual. Isso porque sete escolheram o SDD: Vilmar do Detran (ex-PMDB), Wanderlei Barbosa (ex-PEN), Sandoval Cardoso (ex-PSD), Stalin Bucar (ex-PR), Amélio Cayres (ex-PR), Solange Duailibe (ex-PT) e Iderval Silva (ex-PMDB).

O também recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS), liderado pelo ex-senador Ataídes Oliveira (ex-PSDB) recebeu as filiações dos deputados estaduais Eli Borges (ex-PMDB) e Sargento Aragão (ex-PPS). O deputado estadual Freire Júnior (ex-PSDB) completou o time dos 10 deputados estaduais que trocaram de partido. Ele agora faz parte do PV.

O filho do governador Siqueira Campos e secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, também mudou de partido de olho na eleição para o governo do estado no ano que vem. Ele deixou o PSDB para se filiar no PTB.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS