Facebook
09/07/2018 - 19h18m

PALESTINA-PA

Paraquedistas fazem abertura do veraneio em Palestina

A 37 quilômetros de Araguatins, a cidade de Palestina do Pará se torna um recanto para os veranistas que procuram nas águas do Rio Araguaia descanso, contemplação da natureza e diversão. No mês de julho, o rio exibe a beleza da praia do porto. No último final de semana a pequena cidade ficou movimentada com a abertura oficial do veraneio, marcada com shows e apresentação de paraquedistas. Na orla, dezenas de barqueiros levaram pessoas de várias localidades para conhecer o local. Uma delas foi a técnica de enfermagem de Parauapebas, Denise Rodrigues, que foi a Palestina aproveitar o aniversário na praia.

Praia do Porto, a 37 quilômetros de Araguatins, recebe centenas de turistas em praia considerada tranquila no Rio Araguaia, que também tem muitas ilhas

 

É a segunda vez que venho aqui. É muito bom porque é uma praia limpa, organizada, com segurança. Vim com meu esposo, aproveitar meu aniversário e participar do show”, contou.

Dos 65 anos de vida de seu Solino Machado, conhecido como Pebas, 15 são dedicados ao ofício de atravessar os veranistas para a praia durante o mês de julho e, assim, garante uma renda extra.

Dá para ganhar um pouquinho. Acho bom viver aqui e fazer o povo feliz. Aqui é muito bom, tem que vir conhecer”, convidou.

O barqueiro Marcelo Pereira, que assim como os outros, é pescador, explica que com a baixa dos rios surgem dezenas de ilhas, que são ocupadas por muitas famílias nesse período.

A pessoa escolhe qual ilha quer acampar ou se quer ficar na praia do porto. Tem várias: a Ilha da Duda, do Jumento, do Galego, do Zé Fernandes e da Mamona. Muitas pessoas de fora preferem as ilhas”, contou.

A ilha do Galego ganhou esse nome de uma das famílias mais antigas a acampar no lugar. Atualmente, várias outras também montam barracas feitas de madeira e palha. O agente de saúde Cícero Rocha, que mora em Marabá, vai passar o mês de férias todo na ilha.

Venho todos os anos porque tem a tranquilidade, fora da muvuca da cidade grande, temos muitos amigos, a gente fica à vontade, o lazer é bem seguro. Há muitas coisas bonitas para se ver aqui”, garantiu.

Quem prefere a Praia do Porto pode se deliciar com a gastronomia do lugar, e mais de 20 barracas de comida disponibilizam um cardápio variado. Dona Nilza Moraes há 16 anos monta a barraca da Nilzinha, e esclarece que dois pratos principais são os preferidos.

Ofereço desde o café da manhã, beiju e tapioquinha. A gente trabalha com tudo, mas as pessoas preferem peixe e galinha caipira. Quem não conhece nossa praia, peço que venha conhecer não só pela gastronomia, mas também porque é uma praia tranquila, muito limpa e os preços são bons”, disse.

Além da tranquilidade, o que tem atraído muita gente é a programação do veraneio com artistas regionais e nacionais. O vendedor Escione Maia, que é de Eldorado do Carajás, veio pela primeira vez com a família e colegas. “Viemos a convite de amigos, curiosidade de conhecer Palestina e influenciados pelo show do cantor Jonas Esticado. Aqui não deixa a desejar em nada, lugar atraente, pessoas bem acolhedoras, atendimento muito bom nas barracas”, avaliou.

A programação do veraneio vai até agosto. A estimativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo balneário nesta temporada.

Bombeiros – O local é ideal também para crianças, que podem brincar nos lagos que se formam no meio da praia. Pura diversão para o pequeno João Guilherme de cinco anos, que pode se banhar sossegado com a presença dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros. O tenente Frank Antunes esclarece que a cada final de semana, cinco bombeiros militares atuam no local.

Do dia 29 de junho para cá estamos intensificando as orientações, identificação de buracos que conseguimos detectar, sinalizando área de banhistas, orientando barqueiros e aqueles que gostam de acampar nas ilhas para ter cuidado com as crianças. Graças a Deus até o momento não há alterações”, concluiu.

A praia também tem atraído pessoas de outros estados. A professora Edna Andrade veio de Alagoas com as filhas e o marido. Todos estão encantados com a estrutura montada numa praia que surge no meio do rio.

Temos parentes aqui e há 20 anos que não nos víamos. Aproveitamos para conhecer. É uma maravilha, todo dia é praia, viemos para abertura da festa, para nós é tudo muito diferente da nossa cidade. Em Teotônio Vilhena não existe isso, estamos gostando muito”, ressaltou.

Os shows contam com reforço no policiamento e também de uma base de apoio da Secretaria Municipal de Saúde. (Zé Dudu)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS