Facebook
12/06/2018 - 12h43m

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Pará: Ex-vereador de Parauapebas é detido em Marabá em decorrência de uma decisão judicial de 2015

Ex-vereador de Parauapebas-PA, Josineto Feitosa ( Foto: Zé Dudu)

Em decorrência de uma decisão judicial de 2015, por improbidade administrativa, Josineto Feitosa de Oliveira foi detido, mas posteriormente liberado no último domingo (10), em Marabá-PA. Ele é ex–vereador de Parauapebas-PA e havia sido preso anteriormente no município, pelo processo em questão.

De acordo com o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, Josineto foi apresentado na delegacia porque constava contra ele um mandado de prisão preventiva em aberto.

“Ocorre que ele exibiu alvará de soltura posterior à decretação da prisão, então foi liberado. Foi conferido junto a um servidor do Fórum”, informou o delegado. Josineto passava pelo posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Rodovia BR-155, quando foi abordado pelos agentes.

“Foi realizada a abordagem padrão e ao consultarmos o nome nos sistemas percebemos que havia um mandado de prisão em aberto por improbidade administrativa”, informou o agente federal Paz. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz Líbio Moura, em 29 de junho de 2015.

A denúncia contra Josineto foi formulada pelo promotor Hélio Rubens Pinho Pereira, da 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, que atua no combate à improbidade administrativa e aos crimes contra o patrimônio público. À época também foi solicitada a prisão do cunhado de Josineto, Herberth Herland Matias de Gomes.

De acordo com o Ministério Público, enquanto presidente da Casa de Leis, Josineto chefiava um grande esquema de corrupção que desviou vultuosa quantia de dinheiro. O esquema passava por direcionamento de processos licitatórios e a empresa que ganhava repassava notas fiscais superfaturadas para conferir aparência de legalidade para o gasto público. O recurso era desviado e posteriormente dividido entre os integrantes do esquema.

Herberth foi apontado como braço direito de Josineto. O ex-vereador já havia sido preso pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (GAECO), ligado ao Ministério Público do Estado do Pará.  Pelo mesmo processo, foram presos em 2015 o ex-vereador Odilon Rocha de Sanção e o empresário Edimar Cavaltanti, conhecido como “Boi de Ouro”. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS