Facebook
25/01/2019 - 22h36m

EM 2018

Palmas se destaca no atendimento e acompanhamento do Programa Bolsa Família

Secom Palmas

Palmas se destacou no atendimento e acompanhamento do Programa Bolsa Família em 2018

O Município de Palmas obteve um desempenho notoriamente mais alto que a média nacional em 2018 no programa Bolsa Família, conforme levantamento feito pelo Ministério de Desenvolvimento Social. De acordo com o documento, a mais nova Capital do País ficou acima da média nacional no acompanhamento cadastral e das condicionalidades do Bolsa Família.

No último ano, a cidade de Palmas ultrapassou a meta de atendimento do programa com 13.633 famílias beneficiadas pelo programa, o que equivale a 15.5% da população. A cobertura do programa é 132%, maior do que a estimativa de famílias pobres no Município.

Atualmente, cerca de 15 mil crianças e jovens, com idades entre 6 e 17 anos, cadastradas no Programa, tiveram a informação de frequência escolar registrada, o que representa 98,6% do total de jovens nessa idade. A média nacional do acompanhamento da educação dos jovens do Bolsa Família no mesmo período foi de 91%.

Palmas também se destaca no acompanhamento de saúde das famílias que possuem crianças de até 7 anos ou mulheres gestantes, o Município conseguiu ultrapassar a média nacional e acompanhar mais de 8.500 famílias, o que corresponde a 79,52%, de cobertura.  A média nacional nesse quesito é de 72,76%.

Periodicamente, o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) convoca as famílias beneficiarias do PBF para atualizarem os cadastros nos processos de revisão cadastral e averiguação cadastral. Em 2018, Palmas bateu recordes na atualização cadastral, com 88,78% de atualização, enquanto a média nacional é de 73.16%.

Apesar do Município ter alcançado a meta de atendimento do programa, o foco da gestão municipal deve ser a manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do beneficio tenham o pagamento interrompido. A quantidade de dados cadastrais aumenta a possibilidade de que todas as famílias pobres e extremamente pobres do Município sejam beneficiadas pelo programa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS