Facebook
29/05/2019 - 21h26m

DO MINISTÉRIO DO TURISMO

Palmas é contemplada no pacote de ações estratégicas do programa Investe Turismo do Mtur

Secom Palmas

A Capital do Tocantins está entre o seleto grupo composto por 158 municípios brasileiros que serão os primeiros contemplados com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo. O anúncio aconteceu nesta terça, 28, na sede do Ministério do Turismo (Mtur), em Brasília.

Trata-se do Programa Investe Turismo do Ministério do Turismo (Mtur). A iniciativa, desenvolvida conjuntamente pelo Mtur, o Sebrae e a Embratur, tem por meta unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O investimento inicial será de R$ 200 milhões.

Dentre os critérios utilizados estão a participação no município no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; e ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco, nas rotas contempladas. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região. “O Norte do Brasil tem destinos que oferecem natureza exuberante, aventura em plena selva amazônica, cultura e gastronomia com sotaque e ingredientes indígenas, uma singularidade que precisa ganhar o mundo. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, destaca o ministro.

O presidente da Agtur, Eudes Assis, ressalta a importância desse investimento para a Capital, principalmente para o desenvolvimento dos projetos turísticos da Capital, destacando que Palmas hoje ocupa a classificação “A”, no Mapa do Turismo Brasileiro, o que é fundamental para manter a Capital nesse patamar de investimentos do Mtur. “Esse investimento do Mtur é um presente para Capital nesses 30 anos, pois contamos com uma estrutura belíssima, com uma rede hoteleira preparada para receber nossos turistas, e em breve, entregaremos um roteiro pronto do Destino Taquaruçu, e para continuarmos nossos projetos de desenvolvimento do turismo na Capital, estamos trabalhando arduamente para nos manter na classificação “A”, o que possibilitará trará muitos futuros projetos em parceria com o Mtur”, enfatizou o gestor.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento instituído pela Portaria MTur nº 313, de 3 de dezembro de 2013 e suas atualizações, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS