Facebook
10/09/2021 - 20h56m

FISCALIZAÇÃO

Operação do Procon apreende 3.201 produtos vencidos em supermercados do Tocantins

Redação

Operação do Procon “De olho no prazo de validade", apreendeu produtos de limpeza, higiene e diversos alimentos.

Equipe de fiscalização do Procon Tocantins olhando validade de produtos (Foto: Divulgação/Procon)

Em alusão ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que completa 31 anos, neste sábado, 11, o Procon Tocantins realizou a operação De olho no prazo de validade. A ação de fiscalização em supermercados teve início em 31 de agosto e encerrou nessa quinta-feira, 9.

A operação De olho no prazo de validade, realizada em Palmas, Gurupi, Araguaína, Dianópolis, Colinas do Tocantins e Porto Nacional, apreendeu 3.201 produtos vencidos. Foram lavrados 34 autos de infração por produtos vencidos, 11 notificações por ausência de precificação de preço e, ao todo, 83 estabelecimentos foram fiscalizados. As empresas têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Produtos apreendidos (Foto: Divulgação/Procon)

É válido lembrar que é vedada a comercialização de produtos vencidos, com a embalagem violada ou com armazenamento inadequado. Esta é uma questão de saúde pública. Por isso, reforçamos que o consumidor fique atento na hora de ir às compras e, caso perceba o descumprimento de alguma norma ou lei, ele deve comunicar ao Procon. Esta é mais uma forma dos consumidores nos auxiliarem na fiscalização”, ressalta o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.

O gerente de Fiscalização do Procon, Magno Silva, informou que, do total de 3.201 produtos apreendidos, 1.209 foram em Palmas; 406, em Gurupi; 299, em Araguaína; 746, em Dianópolis; 304, em Colinas do Tocantins; e 237, em Porto Nacional. “A equipe de fiscalização apreendeu produtos de limpeza, higiene e diversos alimentos”, afirmou.

Foram retirados de comercialização: sabão; água sanitária; desodorante; gelatina; mistura para bolo; café; arroz; suco de laranja; creme de cebola; carnes; leite; gelatina; chocolate; cerveja; refrigerante; iogurte; protetor solar; biscoito recheado; amendoim torrado; empanado de frango; loção capilar; eliminador de odores; condicionador; esmalte; sabão em pó; entre outros produtos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS