Facebook
20/09/2018 - 11h58m

UNITINS

Oficina alia ferramenta de formulários à pesquisa acadêmica em Araguatins

A utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica” reuniu alunos do 8º período de Pedagogia do Câmpus Araguatins

Acadêmicos de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Araguatins tiveram uma nova oportunidade de aprendizado no último dia 15. A oficina “A utilização do Google Forms na pesquisa acadêmica”, ministrada pela professora Janine Mota, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) teve como objetivo apresentar de forma prática os recursos do Google Forms, ferramenta de formulários do Google, abrindo novas perspectivas e mostrando sua aplicabilidade e contribuições para os trabalhos de pesquisa.

O evento teve como público alvo os acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia que estão em processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), momento de apreensão entre os alunos e em que apresentar o Google Forms é uma alternativa facilitadora para a realização de coleta de dados, como afirma Janine. “O uso de tecnologias no processo de aprendizagem é fundamental e assim que conheci a ferramenta achei interessante compartilhar com meus alunos. Quando propomos esse tipo de atividade o envolvimento deles é maior e o resultado bem produtivo, mesmo em um curto espaço de tempo”.

As atividades se dividiram em dois momentos: um teórico, em que a professora apresentou e reforçou os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados, e outro prático, conduzido no laboratório de informática pelas acadêmicas Cristina Fernandes e Francislene Tavares, ambas do curso de Licenciatura em Computação do IFTO, que ensinaram como executar as principais funções do aplicativo.

Cristina tomou a oficina como uma oportunidade que contribuiu para seu crescimento profissional e pessoal. “Acho que o conhecimento só é válido se compartilhado, e um professor só tem êxito em sua profissão se conseguir repassar algum conhecimento a alguém, ensinar a alguém algo novo”, concluiu. Francislene afirmou que ministrar oficinas agrega bastante em sua experiência em sala de aula. “O contato com o público, a troca de ideias e a experiência em si da sala de aula agregam bastante para nossa licenciatura”, conta.

Segundo Dagvânia Silva, aluna do 8º período de Pedagogia, a oficina foi um momento ímpar. “Contribuiu muito para o processo de aprendizagem e o uso de novas tecnologias ao nosso favor”, relatou. Para Vanessa Dallete Gomes, acadêmica que também participou do evento, a experiência agregou novos conhecimentos. “A partir dela pude ter contato com um aplicativo até então desconhecido, porém muito eficiente, que nos possibilitará executar um trabalho de qualidade”, afirmou.

A programação contou com a participação de 18 alunos e a intenção é que futuramente se estenda a outros cursos da Unitins e seja ofertada tanto para alunos quanto para docentes, incentivando a comunidade acadêmica a se tornar multiplicadora de conhecimentos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS