Facebook
19/10/2021 - 11h01m

RURALSOLO

Nova ferramenta para agilizar serviço de assistência técnica ao produtor rural será apresentada para os técnicos do Ruraltins de Araguatins

Redação

Ferramenta elaborada pelos técnicos tem como finalidade subsidiar os técnicos na interpretação e recomendações das análises de solos nas atividades agrícolas.

RuralSolo é nova ferramenta do Ruraltins para agilizar serviço de assistência técnica ao produtor rural (Foto: Divulgação)

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), apresenta nesta próxima sexa-feira, 22, para os técnicos das Regional de Araguatins mais uma importante ferramenta para auxiliar o pequeno e médio produtor no desenvolvimento da sua atividade produtiva, o RuralSolo.

A ferramenta, idealizada e elaborada pelo extensionista Gilberto Marques, com apoio do engenheiro agrônomo Marcos Barbosa e Souza, tem como finalidade subsidiar os técnicos dos escritórios locais, de forma prática e ágil, na interpretação e nas recomendações das análises de solos.

O engenheiro agrônomo explica que a ferramenta é uma planilha de uso exclusivo dos extensionistas do Ruraltins, baseada em publicações feitas pela Embrapa para nossa região do Cerrado, cujo objetivo é apoiar os técnicos de forma ágil na interpretação e na recomendação de correção e adubação do solo, de acordo com a cultura e o tipo de cultivo.

Nela, estão inseridas 61 culturas diferentes, com cultivos anuais, perenes e forrageiras, acompanhada da proposta de recomendação. Dessa forma, com base nas informações do laudo da análise, o técnico aplica na planilha, conforme a cultura e o tipo de cultura, e, baseado na ferramenta da planilha tem à disposição informações que orientam sobre as recomendações a serem aplicadas”, explicou Marcos Barbosa.

Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, essa ferramenta elaborada pelos técnicos do órgão vem para somar às ações do Governo do Tocantins no sentido de impulsionar e fortalecer o setor agrícola tocantinense, especialmente do pequeno e médio produtor, público assistido pelo órgão rural. “Com o RuralSolo, vamos agilizar os procedimentos técnicos na recomendação de correção e adubação nas mais diversas culturas produzidas no Tocantins”.

Fabiano Miranda ressaltou que está bastante animado com esta planilha e orgulhoso de ser um produto do órgão que, com certeza, vai gerar resultados na assistência técnica e extensão Rural. “Também contamos com um forte aliado neste trabalho de análise de solo, que é a parceria com a Unitins [Universidade Estadual do Tocantins], que disponibilizou para o órgão 1.000 análises de solo e, destas, já realizamos cerca de 400. E agora, com a análise feita e a aplicação das informações da planilha, o técnico vai poder orientar o produtor, com mais agilidade, sobre quais nutrientes são necessários para melhorar e aumentar a produtividade na sua lavoura, fortalecendo cada vez mais a agricultura no nosso Estado”, frisou o presidente do Ruraltins.

Para apresentar e alinhar os procedimentos da nova ferramenta, o diretor de assistência Técnica e extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, explica que já está programado para esta semana, de 19 a 22 de outubro, o treinamento dos técnicos das sete unidades regionais.

Essa planilha foi criada pela equipe da Gecred [Gerência de Crédito], ou seja, mais um produto elaborado por nossos técnicos e que irá facilitar os trabalhos de recomendação, de correção e fertilidade do solo, bem como adubação de culturas, consolidado mais uma forte atuação do órgão rural na execução da Ater [Assistência Técnica] pública em nosso Estado”, explicou o diretor.

A apresentação começou nesta terça-feira, junto com o treinamento para os técnicos das Regionais de Paraíso do Tocantins e Gurupi; em seguida, na quarta-feira, 20, para os técnicos de Miracema do Tocantins e Araguaína; na quinta-feira, 21, de Porto Nacional e Taguatinga; e na sexta-feira, 22, da regional de Araguatins e Central em Palmas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS