Facebook
20/08/2012 - 16h04m

Naturatins apoia formação de agentes ambientais

Redação

      Iniciou neste domingo, 19, o curso de formação de agentes de sensibilização ambiental – ASAS do Jalapão. O curso acontece no município de São Felix do Tocantins e conta com a participação dos professores da rede municipal e estadual de ensino, que participarão durante três dias de palestras, oficinas entre outras atividades na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus.

      As palestras estão sendo ministradas por técnicos do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, JBB – Jardim Botânico de Brasília e CEULP/Ulbra – Centro Universitário Luterano de Palmas, que buscam na troca e na reciclagem de ideias e metodologias uma forma de aprimorar o ensino e a conscientização local para a conservação dos recursos naturais da região.

      No primeiro dia de curso os professores receberam um kit com livretos, panfletos, material didático e um baralho do cerrado para conhecerem novas formas de educação ambiental. Esse material será utilizado durante o período do curso de forma didática, para que os professores aprendam como utilizar com seus alunos e assim reapliquem o que será mostrado no curso de forma lúdica, para aguçar o interesse pelo saber.

      O curso ensina, através de brincadeiras lúdicas e sensoriais, como mostrar aos alunos em sala de aula ou aula de campo as várias riquezas que o cerrado possui e de que forma esse rico ecossistema pode ser explorado. Um dos pontos mais destacados é o uso dos recursos naturais pelo turismo e na cultura agropecuária local.

      A educadora ambiental do Jardim Botânico de Brasília, Fabíola Lima, ressaltou a importância deste curso para a interação e conhecimento, preservação e conservação do meio em que a comunidade está inserida. “É necessário que elas sejam sensibilizadas a cuidar do seu hábitat e interagir de forma sustentável com o meio ambiente, e os resultados esperados são a multiplicação do saber e realização de práticas ambientalmente sustentáveis voltadas para o bem estar comum e também a continuidade de trabalhos como esse em outras comunidades”, disse.

      Nesta segunda-feira, 20, o curso conta com a participação dos alunos do ensino médio escolar, oportunidade para que eles interajam com os professores participantes e assim recebam as informações necessárias para tornarem-se multiplicadores do saber ecológico.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS