Facebook
01/11/2014 - 11h30m

Mutirões realizam exames de DNA gratuitos em Tocantinópolis

Redação

Três mutirões, promovidos pela Defensoria Pública do Tocantins, vão oferecer exames de DNA gratuitos para a população de baixa renda no estado. O objetivo é garantir a estas pessoas o acesso ao direito e esclarecer os casos de investigação de filiação sem comprometer a renda das famílias. Nos laboratórios, o custo do exame é de cerca de R$ 450. Os mutirões serão realizados no dia 5 de dezembro em Tocantinópolis.De acordo com a defensoria, os interessados devem comparecer nas comarcas dos municípios para agendar a realização dos testes. No dia do atendimento, todos os envolvidos - supostos genitores e filhos -  devem comparecer espontaneamente com os documentos pessoais. Os filhos devem apresentar a certidão de nascimento. A maioria dos casos é de investigação de paternidade, por isto é necessário o endereço do suposto pai, de acordo com o órgão.

Os resultados dos exames deverão ser disponibilizados em até 45 dias após a coleta do material genético. A partir da chegada dos exames, a defensoria fará o agendamento para a abertura dos resultados, com a presença dos envolvidos.

De acordo com o órgão, ano passado, foram registrados 893 processos judiciais relacionados à investigação de maternidade, paternidade e parentalidade no Tocantin, casos em que a análise de DNA pode estabelecer de forma segura o vínculo genético.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS