Aleto - CAMPANHA INSTITUCIONAL DEZEMBRO
BRK AMBIENTAL/Campanha: Site Tocantins 2021 -Dezembro/Janeiro
Facebook
24/11/2021 - 20h36m

SARAU DO CERRADO

Músico paraense Nilson Chaves se apresenta na sexta-feira, 26, no Sarau de Araguatins

Cláudio Duarte

48º Sarau do Cerrado será realizado na sexta-feira, 26, em frente à Casa da Cultura do município de Araguatins (Foto: Divulgação)

O músico paraense Nilson Chaves, responsável por composições de sucessos como “Flor do destino”, “Olho de boto”, “Não vou sair”, “Olhando Belém, “Sabor açaí”, entre outras, se apresenta nessa sexta-feira, 26, a partir das 19h30, no 48º Sarau do Cerrado em Araguatins.

O evento, promovido pelo poeta e músico Chico Duarte, acontece em frente à Casa da Cultura do município e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação de Araguatins, e da iniciativa privada. Além de Nilson Chaves e Chico Duarte, o palco do sarau também recebe os músicos Cláuber Martins e Javier di Ma-y-abá.

O músico Cláuber Martins já gravou em parceria com Nilson Chaves e terá mais uma oportunidade de se apresentar ao lado do ídolo. “Conheci o trabalho do Nilson em 1990 e me apaixonei; posteriormente pude tocar com ele algumas vezes e o convidei para uma parceria”, disse Cláuber, destacando que “é muito emocionante poder tocar ao lado de seus ídolos e acredito que vai ser mais um momento bem especial”.

Nilson Chaves falou, por telefone, da parceria com o artista marabaense e de como deve ser sua apresentação no Sarau do Cerrado. “Fiz uma participação no disco do Cláuber Martins, em que gravei Ventaria junto a ele, e no projeto Segue o Barco também canto uma música que é de sua autoria; inclusive essa é uma das músicas novas que vou apresentar em Araguatins”, disse o músico, acrescentando que “tocarei as músicas mais conhecidas, mas também vou apresentar coisas dos últimos trabalhos e dos que ainda estão por vir”.

O realizador do Sarau, Chico Duarte, disse que a presença de um músico com a envergadura de Nilson Chaves, com trabalhos de alcance nacional e internacional, marca um novo momento do Sarau do Cerrado. “O prefeito Aquiles, ao contrário dos antecessores, apoia esse evento; e o apoio da prefeitura agregado à parceria com o Grupo Tabocão nos possibilita diversificar as atrações e trazer artistas renomados para se apresentarem no palco do Sarau. No sarau do mês de dezembro, teremos as presenças de Genésio Tocantins e Braguinha Barroso, músicos de grande relevância em nosso estado”.

Chico Duarte fez questão de ressaltar o caráter literário do evento. “Embora as atenções estejam direcionadas para a presença de Nilson chaves, o Sarau reforça seu compromisso com o incentivo à arte da escrita e promove mais um grande lançamento literário”, disse o escritor.

Livro de poesias

O livro a que Chico Duarte se refere é “Lições”, o novo lançamento do músico e escritor Javier di Ma-y-abá, artista marabaense com atuações no teatro, música e literatura. O artista tem forte atuação na luta pela propagação da cultura no sul do Pará, e sua obra artística se caracteriza por um genuíno contato com as questões humanas, espirituais e sociais.

Sobre o livro, Javier disse que “são poesias com certa dose de misticismo e regionalismo”; mas, que prefere deixar para os críticos o trabalho de categorizá-las e classificá-las. Em relação à arte, disse o poeta: “acho que ela tem o papel de sensibilizar para que possam brotar as sementes que existem no mundo”, argumentou.

Nilson Chaves

Nilson Chaves lançou o primeiro álbum intitulado “Dança de tudo” em 1981, em um total de dezoito CD’s, cinco DVD’s e seis vinis. Com uma obra genuinamente amazônica, o cantor já foi indicado ao Grammy latino e tem discos lançados em vários países.

O músico está com dois projetos de EP’s em produção; o primeiro nomeado “Segue o barco” que será gravado em janeiro, e “Planeta vida” a ser gravado em março de 2022.

Sarau do Cerrado

O Sarau visa fomentar a cultura e as artes no Bico do Papagaio (Foto: Divulgação)

O Projeto Cultural Sarau do Cerrado de Araguatins é organizado pelo escritor e poeta Chico Duarte. Teve início em abril de 2016 e acontece uma vez por mês. No palco do Sarau do Cerrado já se apresentaram, entre outros, os artistas Zeca Tocantins, Cláuber Martins, Lucimar, Zélia Grajaú, Bentinho, Nilva Burjack, Javier di Ma-y-abá, Bertin di Carmelita, Júnior Cecéu, Washington Hermes, Banda Três Acordes, Banda 27 Milhas e Chico Duarte. 

Deixe seu comentário:

2 Comentário(s)

  • Javier Di Mar-y-abá | 25/11/2021 | 09:01 Como membro parceiro e co-partícipe na criação desse evento lítero-musical, venho parabenizar seu idealizador e principal condutor dessa nave - Chico Duarte - pela longevidade do sarau do cerrado e sei que se depender dele bote ano nisso.
  • Miguel Camargo da Silva | 24/11/2021 | 21:05 Matéria muito bem feita. Parabéns Cláudio Duarte.
SENAC TO Campanha: SENAC SETEMBRO 2021ClésioClínica AndréAvecomA Fonte das LetrasGPS