Facebook
13/04/2015 - 16h05m

Municípios são contemplados com equipamentos de informática; Secretária de Saúde de Sítio Novo ressaltou a importância dos equipamentos

Redação

Para fomentar a qualificação das ações desenvolvidas nos municípios com vistas na melhoria da assistência à saúde da população tocantinense, o Governo do Estado entregou a 51 municípios um total de 53 kits de informática, contendo microcomputador, impressora e nobreak. Os municípios foram contemplados conforme levantamentos realizados in loco, que detectaram a necessidade dos equipamentos, além de solicitações feitas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A doação originou-se a partir de recursos oriundos do Ministério da Saúde.

Os equipamentos objetivam subsidiar profissionais e gestores municipais de para a garantia de uma assistência resolutiva e de qualidade, prestando assessoria em relação à atenção primária e a saúde a ser ofertada à população.

A diretora de Atenção Primária da Sesau, Marudiney Cesar Rodrigues, disse esperar que esta doação contribua para melhoria dos serviços de saúde prestados aos usuários do Sus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família.“Esperamos que essa ação resulte em melhoria das condições de trabalho das equipes, melhorando também a operacionalização dos sistemas de saúde. A informação pode ser utilizada por estas equipes como um instrumento de apoio decisório para o conhecimento da realidade sócio-econômica, demográfica e epidemiológica, para o planejamento, gestão, organização e avaliação nos vários níveis que constituem o Sus”, explicou.


Avaliação e acompanhamento

A diretora ainda destacou que neste processo, a Sesau, por meio da área técnica de Saúde da Família, realiza a avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados, como parte do processo de planejamento e programação. “Para execução do trabalho das equipes de saúde da família é necessário alimentar as bases de dados nacionais com os dados produzidos pelo sistema de saúde municipal. Deste modo, é de grande relevância os insumos de informática para as equipes de saúde locais”, afirma.


Municípios comemoram

A doação dos equipamentos para o município de Sítio Novo do Tocantins foi comemorada pela secretária de Saúde, Maria das Dores Farias, que ressaltou a importância dos equipamentos para melhoria da prestação de serviço. “O município só tem a ganhar com estes equipamentos que irão contribuir com a melhoria da qualidade do Sus e do serviço prestado”, disse, contente.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS