Facebook
15/03/2019 - 11h00m

SEGURANÇA

Motociclistas de entrega em Palmas participam de palestra sobre cuidados no trânsito

Secom Palmas

Palestra contou a participação de todos os motociclistas colaboradores, que fazem o trabalho de entregas da empresa

Na tarde da última quinta-feira, 14, a equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), em parceria com uma empresa de delivery da Capital, promoveu uma palestra sobre a segurança no trânsito para os motociclistas que fazem entregas diariamente. A ação educativa foi realizada no auditório da Acipa (Associação Comercial e Empresarial de Palmas), na quadra 103 Norte.

A palestra contou a participação de todos os motociclistas colaboradores, que fazem o trabalho de entregas da empresa. O momento foi de muito aprendizado com a participação da enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), professora universitária e integrante do Projeto Vida no Trânsito, que analisa os acidentes graves e fatais em Palmas, Jessimira Pitteri.

Jessimira abriu a palestra relatando suas experiências diárias como socorrista e seu estudo como idealizadora do programa: “Uma vida não tem preço. A motocicleta foi feita para agilizar a vida e não a morte. E o objetivo de todo meu estudo é reduzir os casos de mortes no trânsito envolvendo os motociclistas vítimas de acidentes. Os dados revelam que 70% dos acidentes no trânsito ocorrem com os motociclistas, uma realidade que precisa ser encarada com ações que coíbam novos registros de acidentes.’’

O agente de Trânsito e Transporte, Dionilson Miranda, também foi um dos palestrantes e ensinou questões de comportamento e os acessórios que são necessários para reforçar a segurança dos motociclistas nas vias. “A grande questão é a consciência. Tudo que nos propomos a fazer devemos executar com segurança e responsabilidade. E no trânsito não é diferente, seja como condutor ou pedestre, todo cuidado é pouco. De modo que a pressa é inimiga da perfeição, e certas condutas podem e devem ser evitadas’’, ressaltou.

O motociclista Juscelino dos Santos trabalha há dois anos como entregador na empresa e destaca que o conhecimento gera conscientização. “Na nossa correria diária, somos humanos e muitas vezes pela pressa de chegar, os motociclistas praticam o desrespeito à sinalização e o limite de velocidade no trânsito. E palestras como essa nos ajudam a alimentar o conhecimento para praticar o cuidado e o respeito e prevenir futuros acidentes.”

Para a superintende de Trânsito e Mobilidade Urbana, Valéria Oliveira, “o trânsito é responsabilidade de todos. Ficamos lisonjeados com essa parceria, para multiplicarmos os conhecimentos a respeito das questões de segurança nas vias. É uma oportunidade de mudar esse cenário de violência no trânsito, para que o condutor que utiliza a motocicleta como transporte possam seguir as recomendações de segurança,’’ reforçou.

Dados PVT

Segundos dados do Projeto Vida no Trânsito, os motociclistas estão entres os que mais morrem no trânsito em Palmas e os jovens entre 21 a 25 anos são a faixa etária que mais são vítimas de acidentes. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS