Facebook
14/09/2012 - 09h39m

Militares são treinados para operar equipamento de combate ao fogo

Redação

      Iniciou nesta quarta-feira, 12, o treinamento realizado pela Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil com pilotos, tripulantes e mecânicos da Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins para operação do equipamento aéreo de combate ao fogo conhecido como bambi bucket. Ao todo, 12 oficiais estão sendo treinados pelo tenente coronel Élcio Alves Barbosa, que pertence ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, e tem mais de 15 anos de experiência em operações de combate a incêndios florestais com equipamentos aéreos.

      O equipamento foi adquirido pela Semades em 2011 e fica à disposição do Corpo de Bombeiros do Tocantins. O tenente coronel Élcio Barbosa explica que o bambi bucket funciona como uma grande bolsa que fica atrelada ao helicóptero e tem capacidade para armazenar 545 litros de água ou de espuma, que pode ser direcionado com precisão aos focos de queimadas. “É um instrumento que deve ser utilizado em conjunção com o trabalho que as tropas fazem em terra, para que haja uma maior eficiência no combate ao fogo”, reforça.

      O abastecimento do equipamento pode ser feito em mananciais de água próximo da área de operação ou até mesmo piscinas que tenham, no mínimo, um metro e meio de profundidade.

Treinamento prático

      Além de transportar e operar o bambi bucket, o treinamento vai aprimorar o uso do helicóptero no combate ao fogo como instrumento que permite o reconhecimento da área e dá condições para que o piloto analise a evolução e o direcionamento da queimada. “Assim que chega ao local do incêndio o piloto verifica as condições do vento, da temperatura, a distância do fogo da cidade ou de casas, mesmo na zona rural. Também faz o levantamento do efetivo para combater o foco em terra. Com essas informações os órgãos que coordenam a operação podem montar a estratégia de combate”, detalha Élcio Barbosa.

      Além dos militares tocantinenses, o major Vieira Lins, piloto da Força Nacional, também participa do treinamento coordenando as operações. Nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14, o treinamento que acontece no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, no hangar do Governo do Estado, continua durante todo o dia com a parte prática, que consiste no conhecimento do bambi bucket, em vôos e em simulações de operação com técnicas e táticas para combate aos incêndios florestais.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS