Facebook
25/05/2022 - 09h40m

QUALIFICAÇÃO

Médicos da Secretaria de Saúde do Tocantins participam de Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria

Redação

A qualificação ofertada pelo ITPAC será realizada de 28 a 31 de maio, em Palmas.

Qualificação será realizada em duas etapas, sendo o primeiro ciclo nos dias 28 e 29 de maio e o segundo nos dias 30 e 31 de maio

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) é ciente da importância da atualização profissional para a melhoria dos atendimentos aos pacientes. Diante disso, 13 médicos da Pasta participarão do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), que será ofertado pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). O curso terá duas etapas: a primeira nos dias 28 e 29 de maio e a segunda nos dias 30 e 31 de maio, ambas realizadas na sede do ITPAC em Palmas.

Agradecemos a direção do ITPAC que nos procurou ofertando vagas para essa qualificação gratuita, que é importante para a atualização dos nossos profissionais, especificamente, que atuam no atendimento às crianças. Queremos que essa parceria com o Instituto permaneça e fomente ainda mais a Saúde Pública tocantinense”, afirmou o titular da SES-TO, Afonso Piva.

Os 13 médicos que farão a capacitação atuam na ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), que é referência em todo o Estado para os atendimentos de crianças. O diretor geral da unidade hospitalar, Leonardo Toledo destacou que “esse curso será de grande valia para todos os nossos profissionais e consequentemente aos nossos pacientes, que terão um atendimento mais qualificado”, conclui.

O professor e coordenador do Centro de Simulação em Saúde do ITPAC-Palmas, Itamar Magalhães Gonçalves, esclareceu que “a ITPAC-Palmas possui um Centro de Simulação em Saúde em processo de acreditação internacional. A contribuição nos processos de educação permanente dos professores e profissionais dos serviços de saúde de referência é um de nossos pilares. A oferta para os 13 profissionais da SES é prioritária para a ITPAC e não gera ônus para a SES, por se tratar de instituição parceira nos nossos cursos”.

Uma das participantes da qualificação será a cirurgiã pediátrica, Maria Fernanda Coelho de Melo e fala sobre a expectativa. “A equipe da pediatria do HGP e da cirurgia pediátrica sempre visam o melhor atendimento aos seus pacientes. Isto inclui material, cursos teóricos e práticos para que possamos nos aperfeiçoar e oferecer cada vez mais um atendimento padronizado, de acordo com o melhor nível nacional”, finaliza.

Curso PALS

O curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) ou Pediatric Advanced Life Support é uma capacitação teórico-prática destinada ao preparo de médicos e enfermeiros no atendimento de bebês e crianças vítimas de situações agudas ou traumas.

13 médicos da SES-TO participarão do curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) (Foto: Divulgação/SES-TO)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS