Facebook
22/05/2015 - 15h43m

Maior entidade pecuária do mundo, ABCZ apoia e participa do 3º Leilão Progênies de IATF em Paraíso

Assessoria de Comunicação Corporativa / Cristiano Machado

Maior entidade do setor da pecuária do mundo, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) apoia a realização do 3º Leilão Progênies de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) programado para domingo, dia 24, em Paraíso do Tocantins. Serão ofertados 10 mil animais no evento que começa a partir das 12h, com transmissão pelo Canal do Boi.

Para o técnico de campo da ABCZ, o zootecnista José Ribeiro Martins Neto, os produtores que participarem do leilão terão oportunidade importante de conhecer o resultado de transferência genética dos rebanhos selecionadores (topo da cabeça) para os multiplicadores (que vão para o abate). "Presença da ABCZ neste leilão é uma forma de ratificar o trabalho da associação e seus resultados. Hoje, 80% do rebanho nacional tem sangue zebuíno, são registrados. Por mais que os animais sejam mestiços, a matriz é zebuína. O trabalho da ABCZ está na matriz, garantindo a qualidade genética do gado", disse. 

O rebanho nacional é composto de 80% das raças zebuínas. E, diante disso, a presença da associação chancela a qualidade e importância do evento para o mercado brasileiro da pecuária. "O cruzamento industrial se dá do acasalamento de fêmeas nelore (entre as raças zebuínas a maior no rebanho brasileiro), com reprodutores de raças européias, propiciando uma heterose favorável a precocidade e qualidade da carne", afirma o zootecnista. 

Ele representará a entidade que gerencia o maior programa de melhoramento genético do mundo, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Com grande volume de oferta também, produtos nelore estarão sendo comentados pelo técnico da entidade. "São 10 milhões de animais avaliados. E 15 milhões de registros e pesagens em todo o Brasil", ressalta. 

Segundo ele, hoje o PMGZ é o carro-chefe da ABCZ. No Tocantins o programa mudou o conceito de gado do Estado. "Todos leilões no Tocantins passam sob o crivo da ABCZ, sob os critérios de melhoramento genético da associação. A diferença do gado de 15 anos atrás do Tocantins para o atual é outra realidade. O rebanho já se equiparou à genética nacional, através da proposta da ABCZ, feita por meio de cursos, julgamentos, palestras e orientações feitas dentro da propriedade." 

O evento é uma realização da Clivar Reprodução Bovina, Fazenda Estrela Dalva, de Jair Toledo, com organização de Alex Bahia Leilões. O leiloeiro Eduardo Gomes é quem conduzirá o evento. 

EVENTO

3º Leilão Progênies de IATF 

Data: Domingo, dia 24 de maio

Horário: 12 horas

Local: Parque de Exposições de Paraíso do Tocantins 

Transmissão Canal do Boi 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS