Facebook
16/10/2019 - 16h25m

EM PALMAS

Lacen oferta capacitação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase para profissionais de Tocantinópolis

Redação

A capacitação está sendo ofertada aos profissionais dos laboratórios que compõem a Rede Estadual

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen/TO), por meio da Gerência Técnica e Coordenação da Rede e Gestão da Qualidade Laboratorial, está realizando no período de 14 a 18, em Palmas, Capacitação em Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Hanseníase, que tem como objetivo treinar e  atualizar os profissionais envolvidos no diagnóstico desses agravos. Do Bico do Papagaio, para este ciclo foram convidados os prestadores de serviços do município de Tocantinópolis.

A capacitação está sendo ofertada aos profissionais dos laboratórios que compõem a Rede Estadual.

Andreia Maria dos Santos, Coordenadora da rede laboratorial da gestão de qualidad

A coordenadora da rede laboratorial da gestão de qualidade, Andreia Maria dos Santos, explica que a rede estadual de laboratórios coordenado pelo Lacen, é responsável pela qualificação de todos os profissionais que atuam no diagnóstico da Tuberculose, Hanseníase, Malária e doença de Chagas. “A cada semestre nós oferecemos esse treinamento com o objetivo de alinhar o diagnóstico, corrigir algumas inconformidades que são identificadas nas avaliações diárias. Além disso, temos o trabalho da assessoria técnica, quando os profissionais fazem vistorias técnica in loco nos laboratórios. Nosso papel enquanto rede é qualificar e apoiar tecnicamente os municípios e os laboratórios para que eles desenvolvam com qualidade esse serviço para a população.

Paula Menezes, Biomédica do Lacen

Paula Menezes é biomédica e trabalha no controle de qualidade de baciloscopia de tuberculose e hanseníase do Lacen. Ela explica que o Tocantins é um Estado endêmico, principalmente para hanseníase. “Estamos sempre entre os três primeiros no Brasil, para hanseníase, por isso essa capacitação é de fundamental importância, porque estamos preparando todo o Estado para fechar o diagnóstico com qualidade e excelência. Para isso estamos buscando estar mais próximo desses laboratórios para diagnósticos mais satisfatórios”, ressaltou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS