Facebook
11/04/2022 - 09h52m

ELEIÇÕES 2022

Justiça Eleitoral do Tocantins recebe novas urnas

Ao todo, Tocantins recebeu 2.005 urnas Modelo UE2020.

Justiça Eleitoral do Tocantins recebeu 955 novas urnas eletrônicas para utilização nas Eleições Gerais de 2022 (Foto: Divulgação)

A última sexta-feira (8/4) foi marcada na Justiça Eleitoral do Tocantins pelo recebimento de 955 novas urnas eletrônicas para utilização nas Eleições Gerais de 2022. O novo modelo do equipamento será armazenado na Central de Urnas, onde já se encontram outros 3.786 equipamentos de votação eletrônica. Ao todo, 4.741 urnas serão utilizadas em 2 de outubro no Tocantins, sendo 2.005 do novo modelo UE2020, o que representa 42,29% do parque de urnas eletrônicas do estado.

Mais moderna, as urnas Modelo UE2020 trazem novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de segurança, transparência e agilidade. A máquina foi projetada com o que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo TSE e certificados pela Justiça Eleitoral sejam executados nos equipamentos.

"Esta é a segunda remessa de urnas do novo modelo que chegam para o TRE Tocantins; tivemos um acréscimo de 657 urnas eletrônicas em relação às Eleições de 2020, o que permitirá uma eleição tranquila em nosso estado. Agora todos os equipamentos vão passar por testes aqui na Central de Urnas e serão armazenados até o início dos procedimentos de preparação para as eleições", explicou o coordenador de  Sistemas Eleitorais e Logística, Fernando Mendonça.

Confira as principais mudanças da urna eletrônica modelo 2020 em relação ao modelo anterior (2015):

1 – O processador do tipo System on a Chip (SOC) é 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;

2 – Por não precisar de recarga, a bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato exige menos custos de conservação;

3 – A mídia de aplicação do tipo pen drive traz maior flexibilidade logística para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na geração de mídias;

4 – A expectativa de duração da bateria é por toda a vida útil da urna;

5 – O terminal do mesário passa a ter tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;

6 – O novo modelo conta com um teclado aprimorado, com teclas com duplo fator de contato, o que permite ao próprio teclado acusar erro, caso haja mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente; 

7 – As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual, e outra para pessoas com deficiência auditiva. A sintetização de voz foi aprimorada para as eleições do próximo ano. Agora também serão falados os nomes de suplentes e vices, e será possível cadastrar um nome fonético. Além disso, será incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação.

OBJETIVO ESTRATÉGICO:

1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

7 - Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS