Facebook
15/01/2019 - 21h36m

SUPERAÇÃO

Jovem de Darcinópolis que nunca teve emprego por causa de doença vira engraxate e sonha em fazer faculdade

Exemplo de superação, jovem de Darcinópolis garante o sustento engraxando sapatos (Foto: TV Anhanguera)

Aos 19 anos, o morador de Darcinópolis, Paulo de Tasso Araújo, nunca conseguiu um emprego formal. Ainda criança, ele descobriu que tinha epilepsia. Mas não desistiu. Decidiu apostar em uma profissão que ficou esquecida, a de engraxate. Por mês, consegue atender até 30 clientes e lucrar de R$ 2 a R$ 3 mil.

Por causa da trajetória de luta, Paulo ganhou respeito dos moradores de Darcinópolis. "Tem vez que ele adoece, passa mal, mas trabalha. Quando ele vem à tarde, ele passa aqui de novo me mostrando o dinheiro que ele ganhou lá. Eu acho muito bonita a história dele", argumentou a aposentada Maria Ribeiro Moraes.

Além de atender na cidade onde mora, Paulo também pega a van todos os dias e segue pela BR-153 com destino a Araguaína. No segundo maior município do Tocantins, ele fez amigos e ganhou admiradores.

"O Paulo surpreeendeu a todos com uma profissão que há certo tempo já vinha sendo esquecida, de uma cidade vizinha, com problemas de saúde e foi cativando tanto os clientes, quanto os funcionários", disse o gerente de vendas Fernando Rocha.

"Tem o nosso respeito, tem o apoio nosso e tem o apoio da comunidade. Todo mundo admira muito ele", argumentou o vendedor Valdevânio Pereira.

A renda que consegue por mês ajuda no sustento da casa onde vivem a mãe e a irmã. Com 19 anos, o engraxate está cheio de sonhos. "Eu queria ser advogado ou médico. Meu sonho é um dia conseguir chegar lá".

Ele aproveita para deixar consegulhos. "Você deve trabalhar, seja no que for, vendendo balinha, vender qualquer coisa. Antes você ser vendedor autônomo, porque ganha mais".

O engraxate ainda não sabe até quando vai continuar andando pelas ruas da cidade com uma caixinha no ombro. Por enquanto, ele quer apenas seguir em frente usando a graxa e os sapatos para construir sua própria história. (G1)

Deixe seu comentário:

3 Comentário(s)

  • Aurenice Pereira da Silva | 18/01/2019 | 11:32 Um grande exemplo e com Deus vai vencer muito mais.
  • Florismiria Maria de Souza | 17/01/2019 | 18:09 Indiferente se é aposentafo ou não , é um grande exemplo para muitos jovens que vivem no mundo do crime. Ele deveria ser inspiração para muitos jovens.
  • Isaac | 16/01/2019 | 17:46 Nosso amigo paulo ai pra quem nao conhece é aposentado segundo informações. É ele realmente trabalhar nesse ramo fico feliz. A única coisa é que ele nao respeita sua mae. É pede demais. É quem ja conheçe ele ja saber sua rotina.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS