Facebook
26/04/2013 - 15h12m

Jornalista critica ações do Governo Federal em palestra em Araguatins

Redação

      Ao proferir palestra na cidade de Araguatins na manhã desta quinta-feira, dia 25, durante a realização do Parlamento Popular, a Jornalista Cristiana Lobo, da Globo News, disse que o Governo Federal manipulou números do superávit e se tornou mal visto. “Agora tem que resolver essa situação não com palavras, mas sim com gestos”, disse.

      Segundo Cristiana Lobo, o Governo com o perdão de IPI, reduziu o bolo que é dividido entre estados e município prejudicando as finanças dessas unidades. “Nós temos um problema de projetos, estamos errando muito na condução desses projetos e, principalmente, na falta deles. Não se tem armazéns para a produção e toda uma dificuldade para exportar”, criticou a jornalista.

      Esse tipo de problema é real, mas também posso citar pontos positivos. “Nós estamos conseguindo melhorar o acesso às escolas, os jovens estão sendo mais formados e menos conservadores, ele aceita o casamento entre pessoas do mesmo sexo, as mulheres estão deixando a condição de ter que ficar somente em casa. Há dez anos, quem mandava em casa era o pai e agora está mudando esse perfil”, declarou Cristiana. Outro ponto condenado por Cristiana é a prática da guerra fiscal entre estados. Segundo afirmou, ajuda num primeiro momento, mas atrapalha no futuro. “A falta de portos e outras de infraestruturas estão atrapalhando o crescimento brasileiro”, disse.

      Segundo a palestrante, hoje os filhos das famílias têm 16% a mais chance de fazer uma faculdade, 65% dos jovens estão nas redes sociais, fator que faz com que os políticos mude de posturas. Ela disse que a economia este ano vai crescer numa perspectiva de 2,5% do PIB, muito diferente do que ocorreu em 2010. Também como ponto positivo a jornalista disse que hoje a inflação está um pouco alta, mas pior já esteve. 6,5% é a inflação prevista para este ano.

Cristiane culpou a prática do jeitinho brasileiro como um dos impedimentos para o desenvolvimento e que não é mais uma qualidade. “Há sim uma perspectiva de crescimento. Hoje o governo vem mudando a concepção de ter que parar a obra do governo passado” manifestou.

      Referindo-se às preocupações com a melhoria do meio ambiente Cristiana defendeu a mudança dos costumes dos brasileiros, como o de jogar lixo na rua, dentre outros. “A hora é agora, precisamos pensar grande, como no caso da saúde que é um gargalo no Brasil, temos que pensar não apenas na construção de um postinho de saúde, mas na prevenção como um todo. O Brasil está deficitário também na segurança, está na hora de melhorar”, defendeu.

      Além do presidente Sandoval Cardoso (PSD),Freire Júnior (PSDB), Amália Santana (PT), Josi Nunes (PMDB), questionaram a jornalista quanto a forma correta do Tocantins conduzir o processo para o crescimento adequado. Na visão da palestrante, o Estado tem que aproveitar as vias de acesso que existem e investir na exportação de produtos entre outras alternativas.

      Cristiana Lobo afirmou ser importante a iniciativa do Parlamento Popular. “Eu acho muito interessante essas iniciativas de os poderes ir até ao povo, vejo que não se trata de uma simples caravana, vejo um debate amplo sobre temas importantes para a população, espero que essa atitude ocorra com outros poderes”, elogiou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS