Facebook
22/03/2019 - 11h25m

FRAUDES NO NATURATINS

Irmãos do deputado Amélio Cayres são um dos alvos da operação da Polícia Civil deflagrada nesta sexta em cidades do Bico

Com informações do Jornal do Tocantins

Polícia faz buscas na sede do Naturatins (Foto: Lia Mara)

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a Operação Isis que apura a existência de uma associação criminosa suspeita de cometer crimes contra a administração pública no âmbito do Naturatins, como corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Dois irmãos do deputado estadual Amélio Cayres são alvos da Operação. Um deles, o fazendeiro Armando Cayres, foi preso. Outro irmão do deputado, Alvymar Cayres Almeida, é alvo de condução coercitiva.

A operação foi autorizada pelo juiz José Carlos Tajra Reis Júnior, da Comarca de Araguatins. Ao todo, agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão, em Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas, 4 conduções coercitivas e 8 prisões temporárias.

Os agentes fazem buscas na sede do Naturatins (Palmas) e na empresa Souza Gestão Empresarial e Agronegócios (Araguatins).

A polícia disse que Luciana Geremias de Souza, inspetora de recursos naturais e chefe da unidade local, entrava em contato com fazendeiros multados para oferecer anulação ou redução da penalidade e liberação de propriedades embargadas. Para os investigadores, Luciana ostenta padrão e patrimônio incompatível com os ganhos. Um dos imóveis dela está avaliado em R$ 1.8 milhão.

Orleans Silva Oliveira, servidor do Naturatins, é apontado como sócio oculto da empresa de consultoria e tem a função de receber o dinheiro pelas práticas e fornecer documentos públicos ideologicamente falsos como licenças, alvarás e autorizações sem exigir os documentos necessários para a expedição das respectivas licenças. Nessa tarefa é auxiliado por outro servidor do órgão Nadson Nanmir Borges de Oliveira.

Já os fazendeiros recorriam aos serviços do suposto esquema para obter licenciamentos e documentos públicos fraudulentos.

1 - Alvos Prisão temporária (cinco dias)

Luciana Geremias de Souza

Euerçu Gonçalves da Silva (Araguatins)

Orleans Silva Oliveira (Araguatins)

Nadson Nammir Borges de Oliveira (Araguatins)

Gustavo Ferreira de Sousa (Araguatins)

Elizângela Pereira de Souza (Axixá/TO)

Edyvaldo Fernando dos Santos Lima (Araguatins)

Armando Cayres de Almeida (Augustinópolis - irmão do deputado Amélio Cayres)

2 - Busca e Apreensão

Gustavo Ferreira de Sousa (Araguatins)

Elizângela Pereira de Souza (Axixá/TO)

Edyvaldo Fernando dos Santos Lima (Araguatins)

Werleandro França Almeida (Buriti)

Sebastião Afonso Leite de Sousa (Araguatins)

Armando Cayres de Almeida (Augustinópolis - irmão do deputado Amélio Cayres)

Sede do Naturatins (Palmas)

Sede da empresa Souza Gestão Empresarial e Agronegócios (Araguatins).

3 - Condução Coercitiva

Alvimar Cayres Almeida (irmão do deputado Amélio Cayres)

Natanael Galvão Luz

José Osvaldo dos Santos

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Maria valente | 22/03/2019 | 14:24 Quem diriaa...esses dai Tudim tirava onda de rincões da cidade.nada que esteja oculto que Deus ...Não desoculta.principalmente dinheiro do povo.dinheiro da saúde. Educação. Segurança publica...parabéns Dr Tarjarapelo exelente trabalho.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS