Facebook
10/02/2022 - 20h10m

VISTORIA

Inspeção em Unidade de Saúde de Palmas constata atraso na realização de cirurgias e na entrega de medicamentos

Redação

Pacientes da capital que precisam cirurgia estariam sendo encaminhados para o procedimento em Miracema do Tocantins.Vistoria realizada pelo MPTO na unidade de saúde da Quadra 409 norte, em Palmas (Foto: Marcelo de Deus)

Na última quarta-feira, 09, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, titular da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua na área da saúde pública, acompanhado de servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins, realizou vistoria na Unidade de Saúde da Família situada na quadra 409 norte, em Palmas.

Durante a inspeção, foi relatado que as cirurgias ginecológicas estão sendo realizadas em Miracema, obrigando o deslocamento da equipe de profissionais de saúde e pacientes de Palmas para o município e, consequentemente, aumentando os custos para operação e prejudicando a realização das cirurgias   com uma maior frequência. Também foi informado que diversos pacientes da Unidade necessitam da realização de cirurgia de fimose – procedimento realizado por urologistas. Ainda foi observado que a unidade necessita de instalação de grades nas janelas.

A coordenadora da Unidade relatou que um paciente diagnosticado com “Síndrome de Guillain Garré” recebeu o medicamento “Imunoglobulina Humana” da Assistência Farmacêutica do Estado, que deveria ser ministrado em ambiente hospitalar. O medicamento custa, em média R$ 45.000,00, mas não foi utilizado, visto que a entrega foi tardia e, segundo o profissional médico que atendeu o paciente, o medicamento não é mais necessário pela demora na oferta.

Ao fim da inspeção, o promotor de Justiça orientou que os responsáveis pela Unidade elaborem um relatório minucioso sobre a entrega equivocada do fármaco e sugeriu a devolução do medicamento para a Assistência Farmacêutica a fim de que seja utilizado, caso esse ou outro paciente necessite. A 19ª Promotoria solicitou cópias do relatório.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS