Facebook
09/04/2019 - 15h10m

DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO

II Workshop de Turismo de Gurupi discutirá ações para a consolidação do turismo como atividade econômica da Região Sul

Secom Gurupi

O turismo se destaca cada vez mais como atividade econômica impulsionadora do desenvolvimento em todas as regiões do País. E é inspirada nesse cenário que a Prefeitura de Gurupi passa a desenvolver ações para transformar o município em um centro de distribuição do Turismo no Sul do Tocantins.

O primeiro passo dado foi o I Workshop realizado em outubro de 2018, durante a 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG), que trouxe um esboço do potencial turístico da região, a construção de proposições políticas e uma discussão sobre a realização de uma Agenda Integrada de Turismo. E dando continuidade a esse trabalho a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará o II Workshop de Turismo da Região Sul. O evento será nesta quarta-feira, 10, no auditório do Veneza Plaza Hotel, a partir das 18h.

O desenvolvimento turístico da nossa região depende dos esforços e cooperação de toda a comunidade, e é por isso que estamos iniciando esse trabalho, para que possamos consolidar o pensamento do esforço comum e acelerar esse processo de tornar Gurupi um centro de distribuição do turismo da Região Sul do Estado”, disse o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Essa iniciativa é muito valiosa e vamos todos nos engajar porque realmente Gurupi precisa desenvolver o seu potencial turístico”, disse a representante do Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins e membro do Conselho Municipal de Turismo de Gurupi, Maria Lúcia Dorta Pompeu.

O II Workshop terá duas palestras, a primeira com o tema o “Uso dos espaços urbanos como destinos turísticos e políticas públicas para o turismo no Sul do Tocantins”, a ser ministrada pelo Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC), Tom Lyra. A segunda será uma explanação do Projeto Turismo Integrado, que será realizada pela Coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra.

Outro passo importante para o desenvolvimento do turismo na região foi a criação efetiva do Conselho Municipal de Turismo por meio da Lei Complementar Nº 22, de 23 de maio de 2016, que é constituído por 17 membros indicados pelos diversos seguimentos ligados às áreas que tenham interesse pelo desenvolvimento e fomento do turismo em Gurupi. Na ocasião do evento será dada a posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A analista técnica do SEBRAE Gurupi, Carlucia Saraiva de Brito, ressaltou a importância da criação do conselho. “O Conselho Municipal é um dos itens fundamentais para o município ser inserido no mapa turístico nacional, então esse primeiro momento é para que as pessoas entendam o seu papel e a importância de uma atuação efetiva”, disse.

Esse é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo no município e Região Sul. Estamos pensando em Gurupi como um polo de entrada do turismo e temos como objetivo promover a cooperação entre os diversos seguimentos sociais e puxar os olhos do Governo Federal para a nossa região e tornar a nossa atuação efetiva”, disse a secretária municipal de cultura e turismo, Zenaide Costa.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS