Facebook
20/03/2019 - 12h05m

NATURATINS

ICMS Ecológico encerra prazo com adesão de todos os municípios do Bico

Redação

ICMS Ecológico encerra prazo com adesão de todos os municípios biquenses

Nesta quarta-feira, 20, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu o balanço das inscrições dos municípios interessados no benefício do ICMS Ecológico. No Bico do Papagaio em 2019, deram entrada ao processo no Naturatins, todos os municípios biquenses. Esse é o maior volume registrado nos últimos seis anos.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão considerou positivo o volume de municípios interessados no recurso em 2019. Ele acredita que o benefício será um importante incentivo ao investimento em ações ambientais. “O aumento na participação do ICMS Ecológico pelos municípios tocantinenses, ocorrido neste ano irá proporcionar bem-estar, consequente melhoria na qualidade de vida e até mesmo a geração de renda para as respectivas comunidades”, reforçou.

Devido à limitação dos prazos determinados por lei, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, relatou que não é possível prorrogar as inscrições ao benefício. Ele explica que é necessário seguir as etapas como apresentação da documentação que comprova a realização de ações ambientais e de saneamento. Durante o processo, todos municípios inscritos são submetidos à análise. Ao final, cada cidade passa a ter uma participação proporcional a pontuação alcançada.

Com a frequente realização de capacitação dos profissionais responsáveis pela formalização do processo, o gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Rodrigo Casado, considera que os municípios têm preparado melhor a documentação que comprova o investimento em educação ambiental, apoio a unidades de conservação, melhoria do saneamento básico ou no controle e combate às queimadas, entre outras iniciativas. O que reflete na melhoria da pontuação.

O Naturatins dispõe de uma equipe para esclarecer dúvidas, no setor de ICMS Ecológico, por meio do telefone (63) 3218-2693, no horário de atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h ou via e-mail: [email protected].

Inscritos

Entre os 25 municípios do Bico do Papagaio, apresentaram comprovantes de ações ambientais para requerer participação no benefício do ICMS Ecológico, Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha e Carrasco Bonito.

Também protocolaram a documentação necessária no Naturatins, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins e Nazaré.

E completando a lista dos inscritos no ICMS Ecológico 2019, no Bico do Papagaio, deram entrada ao processo, os municípios de Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis.

Legislação

Os gestores que desejam obter mais informações sobre os benefícios do ICMS Ecológico também podem consultar a legislação, como a Lei nº 1.323, de 04/04/02, que dispõe sobre os índices que compõem o cálculo da parcela do produto da arrecadação do ICMS pertencente ao município; a Lei nº 2.959, de 18/06/15, dispõe sobre os critérios de distribuição das parcelas municipais do ICMS; e o Decreto nº 5.264, de 30/06/15, que estabelece sobre o cálculo do valor adicionado, da quota igual, da população, da área territorial e dos critérios ambientais, relativos à composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS