Campanha Natal Cidade Encantada
Campanha: ENERGISA - WEB BANNER INSTITUCIONAL 2018
Facebook
26/11/2018 - 18h09m

IFTO

I Curso de Entomologia tem programação diversificada e reúne mais de 450 participantes em Araguatins

Ascom/IFTO Campus Araguatins

Evento contou com palestras, minicursos e exposições

Entre os dias 22 e 24 o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu o I Curso da Região Tocantina em Entomologia, com o tema: “Saúde, Educação e Agricultura”. O evento  reuniu cerca de 450 participantes em seus três dias de programação.

Na quinta-feira, 22, foi realizada a abertura oficial do evento e ministradas as palestras: Actualidades y Perspectivas de Fitosanidad entre México-Brasil pelo professor David Jossue López Espinosa da  Universidade de Guadalajara-México, e Aplicação da genética na Agricultura pelo professor Sérgio Alves de Sousa do Campus Colinas do Tocantins do IFTO.

Na sexta-feira, 23, ocorreu a palestra: Resistência de Insetos: pragas das pastagens ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Daryel Queluz da Empresa UPL e representante do Tocantins, Pará e Maranhão. Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Wanderson Felipe Gonçalves Marinho, kellyne Matos da Paz e Karoliny Rodrigues Alves ministraram, respectivamente, as palestras: Análise toxicológica do neem Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae) para abelhas africanizadas Apis mellifera l. (Hemiptera: Apidae) no extremo norte do Estado do Tocantins ; Diversidade e abundância das espécies de insetos-pragas e inimigos naturais na cultura do mamoeiro Carica papaya (Caricáceas) e Arthropoda: relato de experiência no Ensino Médio. Além das palestras, foram realizadas exposições com stands empresariais e das turmas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

Já o sábado, 24, último dia do evento, foi reservado para os minicursos de: Bovinocultura Tecnologia em Nutrição e Formação de Pastagens; Fruticultura familiar: cultivo de mamão, abacaxi e manejo de um SAF’s de cacau, cupuaçu, bacuri e açaí em implantação; Chaveiro Entomológico em Resina, Ecologia de Insetos; Montagem de pequenos artrópodes em lâminas permanentes; Caixa Entomológica: montagem e identificação de insetos do cotidiano; Interações formiga-planta, uma parceria de sucesso?; Semioquímicos: comunicação entre os insetos; Invertebrados bentônicos como bioindicadores; Manejo Integrado para o controle de mosca-branca (Bemisia tabaci) e cigarrinha das pastagens (Mahanarva fimbriolata e Deois flavopicta) na cultura do feijão-caupi e cana-de-açúcar.

O Evento atendeu ao objetivo de atrair produtores rurais, alunos e professores, no qual possibilitou apresentar a importância dos insetos no cotidiano. Contudo, favoreceu discussões que envolvia os problemas da Região Tocantina e ao final, muitos participantes encontraram soluções para seus cultivos agrícolas. Além disso, os participantes afirmaram que estão ansiosos pela segunda edição do Curso de Entomologia”, declarou o professor Danilo Henrique da Matta, coordenador geral do I Curso da Região Tocantina em Entomologia.

Deixe seu comentário:

Araguatins Fest Music 2018Black Friday GPSWRGPS OABFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoGPSWELLBlog do Felipe de Sá