Facebook
09/05/2022 - 20h45m

HRA

Hospital Regional de Araguaína realiza cirurgias eletivas para pacientes com problemas urológicos

Redação

Procedimentos variados estavam paralisados por causa da pandemia.

Cirurgias já estão em andamento no HRA (Foto: Elder Silva)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), vem realizando diversas cirurgias em todos os hospitais. No Hospital Regional de Araguaína (HRA), a previsão é de que, desta segunda-feira, 9, até o próximo dia 20, sejam realizadas aproximadamente 30 cirurgias urológicas, com diversos procedimentos do trato urinário.

O médico urologista, Moacir de Sousa Lima, conta que alguns procedimentos não foram realizados antes por causa da pandemia. “O número de pacientes do sexo masculino com problemas prostáticos é grande. A maioria das cirurgias é de pessoas de idade, com o uso de sonda, que vai trazer uma melhora na qualidade de vida do paciente, pois a realidade desse paciente que faz uso de sonda, muita das vezes fica afastado no meio da sociedade e, com a cirurgia, ele volta a integrar a sociedade. Nós profissionais ficamos gratos por obter os resultados”, ressaltou.

São várias famílias que esperaram por este momento. Estamos muito felizes em poder realizar mais estas cirurgias eletivas”, disse a diretora-geral do HRA, Wal França.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “essas cirurgias irão proporcionar mais qualidade de vida para a população”, afirmou, acrescentando que as equipes da Secretaria têm seguido sempre as recomendações do governador Wanderlei Barbosa de levar saúde pública de qualidade, de forma célere e segura, para a população.

Márcia Ferreira de Souza, esposa do paciente Francirmar Ferreira Jorge, de 67 anos, afirmou que se sente aliviada. “Muita gratidão, porque ele estava esperando há um ano. Aí, entrou a pandemia e foram para três anos. E ele sentia dores e às vezes, nem conseguia dormir à noite com febre, tinha que colocar a sonda”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS