Facebook
13/06/2022 - 10h57m

HGP

Hospital Geral de Palmas volta a ofertar cirurgia ginecológica endoscópica

Redação

Procedimentos estavam suspensos devido a pandemia da Covid-19.

HGP ampliará atendimentos as mulheres que necessitam de tratamento na área ginecológica (Foto: André Araújo)

No Tocantins, mulheres que necessitam de cirurgias ginecológicas agora passarão a contar com o procedimento por via endoscópica, laparoscópica e histeroscópica, no Hospital Geral de Palmas (HGP).  Tais procedimentos são utilizados técnicas modernas consideradas menos invasivas no tratamento de algumas doenças ginecológicas.

O Hospital Geral de Palmas possui o serviço de cirurgia ginecológica eletiva por via endoscópica desde o ano de 2020. Contudo, em razão da pandemia da covid-19 as cirurgias foram suspensas. Assim, foi realizada a contratação de outro profissional médico e o serviço está em fase de reestruturação. Agora em junho está prevista a reabertura do ambulatório de cirurgia ginecológica por vídeo, que ofertará consultas às mulheres referenciadas ao HGP”, ressaltou o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros.

Ainda segundo o diretor, "este retorno será dividido da seguinte forma: na primeira etapa serão realizadas as consultas para conhecer a paciente, avaliar o quadro clínico, verificar a fila de espera. Já na segunda etapa, após aquisição dos materiais específicos para estes procedimentos cirúrgicos (já em processo licitatório em andamento), o HGP iniciará as cirurgias de laparoscopia e histeroscopia”.

De acordo com o médico ginecologista, Antonione Resende, “está previsto uma média de 20 consultas por mês. Quando iniciarmos as cirurgias, a previsão é de oito cirurgias ginecológicas laparoscópica e histereoscópica por mês. Tal procedimento proporciona vantagens às pacientes como: uma recuperação pós-operatória mais rápida, menor trauma na parede abdominal, menor risco de infecção, cicatrizes menos evidente, menor custo com medicações, alta médica e retorno as atividades diárias de forma rápida”, reforçou.

Sobre o serviço de ginecologia

De acordo com responsável pelo serviço de ginecologia do HGP,  a unidade dispõe de uma equipe de profissionais qualificados e  já oferta atendimento de urgência para gestantes vítimas de traumas ou outros agravos onde há necessidade de cuidados em unidades de tratamento intensivo. Mulheres com doenças ginecológicas que necessitam de cirurgia, ambulatório de identificação de lesões precursoras do colo de útero (Patologia do Trato Genital Inferior - PTGI), ambulatório de cirurgia ginecológica convencional também são atendidas. Em breve o hospital vai abordar doenças como endometriose, pólipo endometrial entre outras começarão a ser abordadas.

Só em 2021, o hospital realizou 145 cirurgias e este ano, de janeiro a abril, foram 71 procedimentos. Já consultas foram 763 em 2021, e este ano de janeiro até agora 357 consultas.

Como ter acesso?

As mulheres que tiverem patologias relacionadas à área ginecológicas deverão procurar as unidades de saúde dos seus municípios de origem, para que após avaliação médica, caso tenha necessidade possam ser encaminhadas a consultas especializadas de ginecologia e a Central Estadual de Regulação irá encaminhá-las ao atendimento conforme suas regiões de saúde..

Principais cirurgias desta especialidade no HGP:  Histerectomia videolaparoscópica; Miomectomia videolaparoscópica Endometriose; Ooforectomia /ooforoplastia videolaparoscópica; Salpingectomia -  laqueadura videolaparoscopica; Polipectomia por histeroscopia; Miomectomía por histeroscopia; Septoplastia por histeroscopia; Lise de sinéquias uterina por histeroscopia; Ablação de endométrio por histeroscopia; Biópsia de endométrio por Histeroscopia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS