Facebook
13/03/2019 - 18h56m

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Homenageada de Jair Farias pelo Dia Internacional da Mulher acumula diversos prêmios pela gestão de referência na saúde de Sítio Novo

Ascom / Deputado Jair Farias

Homenageada do deputado Jair Farias pelo Dia Internacional da Mulher acumula diversos prêmios pela gestão de referência na saúde de Sítio Novo (Foto: Isís Oliveira)

 

Uma manhã de homenagens na Assembleia Legislativa (AL) marcou a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de março. Cada deputado pôde indicar uma mulher para ser homenageada. O deputado Jair Farias (MDB) indicou a assistente Social Dora Farias, que ocupa o cargo de secretária Municipal da Saúde de Sítio Novo desde 2013, para ser uma das 19 homenageadas. “Não poderia deixar de prestar essa homenagem à Dora, como forma de reconhecer a sua dedicação e paixão pelo trabalho que desempenha em prol da saúde do município de Sitio Novo”, ressaltou Jair Farias.

Dora declarou que a homenagem é um reconhecimento ao seu trabalho e de sua equipe. Ela diz que já tem o prestígio da população e de diversos órgãos pelo serviço realizado em Sítio Novo. Dentre as diversas premiações que já recebeu, pelos projetos implantados à frente da pasta, Dora destaca que a maior conquista é o município ser referência na Atenção Básica dentro do estado do Tocantins.

É graças a este trabalho que Dora recebeu três vezes o prêmio Secretária Nota 10, concedido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems), aos gestores municipais do Sistema Único do Saúde (SUS), que se destacam no cumprimento de metas pactuadas para a Atenção Básica da Saúde e Vigilância em Saúde.

A solenidade que foi marcada por discursos, momentos ecumênicos e apresentações musicais encerrou com a entrega do diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, conhecida como Dona Miúda (1928-2010), personalidade do Jalapão considerada a grande difusora do famoso artesanato à base do capim dourado.

Perfil

Nascida em Monsenhor Tabosa/Ceará, Dora Farias, graduou-se em Assistência Social, pós graduou-se em Gestão de Políticas Públicas, e hoje é secretária de Saúde do município de Sítio Novo. Atuou na Secretaria de Assistência Social, foi coordenadora dos Pioneiros Mirins durante três anos. Faz parte da Mesa Diretora do COSEMS/Tocantins. Recebeu diversos prêmios como Mostra de Experiências Municipais “SUS Tocantins”, Secretária Nota 10, por três vezes. 

Graças à sua atuação como secretária Municipal de Saúde, o município de Sítio Novo foi considerado um dos 50 melhores na Atenção Básica do País, na avaliação do renomado Instituto Carlos Chagas. Em Belém, recebeu o primeiro lugar, no voto popular, de Experiências Exitosas realizadas no Tocantins. Já em Brasília, foi avaliada pela mesa Coordenadora pelo Trabalho de Experiência de Melhor Gestão em Saúde no Tocantins. Hoje, em sua atual gestão o município de Sítio Novo é modelo em Gestão em de Saúde e cumprimento dos indicadores de Saúde.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS