Facebook
29/10/2015 - 13h28m

Governo do Estado participa do VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi em Conceição do Araguaia

Redação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) participará do VI Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13, em Conceição do Araguaia (PA). O evento que acontece a cada dois anos, foi realizado pela primeira vez no Tocantins em 2013, e contou com a participação de mais de 800 inscritos, entre produtores, técnicos e acadêmicos de vários estados brasileiros.

O evento será realizado no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), com palestras, discussões em mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. O encerramento se dará com um dia de campo em uma propriedade da agricultura familiar, no Projeto de Assentamento Joncon. Interessados em participar, as inscrições para o Simpósio podem ser feitas pela internet no site do evento: www.visimposioabacaxi.com.br.

O objetivo principal do simpósio é abordar a importância da estruturação da cadeia produtiva do abacaxi, levando em conta o reflexo que isso provocará no desenvolvimento regional, principalmente em comunidades de pequenos produtores rurais, com a presença de representantes dos maiores estados produtores, pesquisadores de renome e últimos lançamentos em tecnologia.

A programação do VI Simpósio da Cultura do Abacaxi abordará as principais temáticas relacionadas à abacaxicultura, desde o plantio à comercialização com palestras sobre diversos assuntos, como o trato cultural, a mecanização do plantio, a importância da fitosanidade, que são fundamentais para o produtor rural, o técnico ou acadêmico que trabalham com o cultivo do abacaxi.

De acordo com o diretor de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Seagro, José Américo Vasconcelos, técnicos da secretaria da Agricultura do Tocantins participam do evento ministrando palestras e mediando discussões de mesas-redondas. “Os produtores de abacaxi da região nordeste do Estado, que fica próximo a Conceição do Araguaia, também vão participar. Algumas prefeituras, como a de Pau D’Arco, já se mobilizaram e organizaram caravanas. Enfim, é um evento que conta com a nossa participação e que é muito importante para os fruticultores tocantinenses”, ressaltou.

Dados do Tocantins

De acordo com o IBGE, em 2013, foram cultivados 50 milhões de pés de abacaxi em uma área de 2,5 mil hectares plantados, ou mais de 60 mil toneladas do fruto.

Com uma produção de 75 milhões de abacaxis por ano, o Estado é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. Os bons resultados do programa no Tocantins, iniciado em 2004, vêm norteando inclusive, a produção em outros estados, como o Pará. Atualmente, são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região central.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS