Facebook
17/05/2022 - 15h50m

QUALIFICAÇÃO

Governo capacita equipes do Programa Criança Feliz de 19 municípios do Bico

Qualificação é sobre o Guia de Visita Domiciliar.

Supervisora do PCF de Axixá, Ana Cláudia, destacou que espera adquirir novos conhecimentos para capacitar os visitadores do seu município

Ana Cláudia Cavalcante e Cacilda Maria da Cunha são supervisoras do Programa Criança Feliz (PCF) e participaram da capacitação sobre o Guia de Visita Domiciliar, que está sendo realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), nesta semana. A qualificação foi dividida em duas turmas, nos períodos de 15 a 19 de maio e de 30 de maio a 2 de junho, atendendo 65 municípios que têm adesão ao Programa. Destes, 19 são do Bico do Papagaio.

O objetivo da ação é habilitar supervisores e coordenadores municipais para que capacitem suas equipes de visitadores e demais atores dos territórios, baseados na metodologia abordada pelo programa. O público-alvo é composto por supervisores do Programa Criança Feliz dos municípios.

Espero adquirir novos conhecimentos e me preparar melhor para capacitar os visitadores do meu município”, afirmou a supervisora do Criança Feliz de Axixá, Ana Cláudia Cavalcante.

Supervisora do PCF de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha, afirmou que o principal objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento infantil

Sobre a importância da capacitação, a supervisora de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha, afirmou que o principal objetivo do programa é trabalhar o desenvolvimento infantil. “Essa é a idade das descobertas e dos afetos que são levados para a vida toda. É necessário preparar bem as equipes para que saibam lidar com esse público”, opinou.

A capacitação tem como base o que preconiza a Portaria n° 664/2021, onde fala das atribuições da Gestão Estadual, coordenar e viabilizar a capacitação dos supervisores municipais pelos multiplicadores nos cursos especificados pela Snapi [Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância], sempre que necessário e de forma a não prejudicar a execução do Programa no município”, informou a coordenadora do PCF no Tocantins, Katilvânia Guedes.

"É necessário que a capacitação do Guia de Visita Domiciliar seja feita de forma presencial, porque trabalha com dinâmicas e interações, que não conseguem ser realizadas de forma on-line", afirmou Katilvânia Guedes, que ainda reforçou que “a metodologia da capacitação é de forma participativa e problematizadora, com exposição dialogada de conceitos; dinâmicas de grupo e roda de conversa”, destacou.

A supervisora do Programa Criança Feliz do município de Sampaio, Agajeene Silva de Souza, trabalha há cerca de um ano e seis meses com o PCF. "Estou aprendendo muito nesta capacitação presencial, porque muita gente tem a mesma dúvida e, aqui, surgem as perguntas e as respostas que a gente quer saber e esquece no on-line, então a gente acaba tirando mais dúvidas", explicou.

"Nunca participei de uma capacitação com tanta interação de todos os participantes e a parceira da Setas, com empenho e dedicação, é maravilhosa", afirmou a supervisora de Darcinópolis, Cacilda Maria da Cunha.

Dados

No Tocantins, o Programa Criança Feliz (PCF) conta com a adesão de 65 municípios, 65 supervisores, 324 visitadoras, 7.561 famílias visitadas e 9.4731 visitas realizadas, em 2022.

Kits de visita

Durante as capacitações, estão sendo entregues os kits de visita contendo: bolsa, garrafinha de água, manual de orientações para ações intersetoriais do PCF e caderno de boas práticas.

Qualificação é sobre o Guia de Visita Domiciliar (Foto: Eliane Tenório)

Municípios do Bico do Papagaio

Ananás, Aguiarnópolis, Axixá do Tocantins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Itaguatins, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis.

Demais municípios

Alvorada, Araguacema, Arapoema, Araguanã, Arraias, Barra do Ouro, Babaçulândia, Barrolândia, Bom Jesus do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Caseara, Colinas, Cristalândia, Campos Lindos, Colmeia, Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Goianorte, Goiatins, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Muricilândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Silvanópolis, Palmeirópolis, Pau D'arco, Peixe, Pequizeiro, Ponte Alta do Bom Jesus, Recursolândia, Rio Sono, São Valério da Natividade, Santa Rosa, Taguatinga, Tocantínia, Wanderlândia e Xambioá.

Na primeira turma, participaram 30 municípios com adesão ao Programa Criança Feliz (Foto: Eliane Tenório)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS