Facebook
15/09/2012 - 15h27m

Governo avança em ações para combate a queimadas

Redação

      Representantes da Seplan – Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Naturatins – Instituto natureza do Tocantins, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SSP – Secretaria da Segurança Pública e outros órgãos governamentais se reuniram nesta sexta-feira, 14, com o secretário Divaldo Rezende na sede da Semades, em Palmas, para definir a equipe que participará no próximo dia 26, em Brasília, de reunião com técnicos da Cofiex – Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento para viabilizar a parceria entre os governos do Tocantins e do Canadá para aquisição de equipamentos para as áreas de segurança pública e meio ambiente destinados ao Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Acidentes Ambientais, Fiscalização e Investigação de Crimes contra o meio Ambiente.

      O Projeto prevê o aporte de U$ 48 milhões do governo canadense, com juros subsidiados, para aquisição de equipamentos e tecnologia de combate a incêndios florestais e acidentes ambientais. “Esta reunião no Cofiex é uma ação de governo que já vem sendo conduzida desde o ano passado, em que o Governo do Estado articulou com o governo canadense uma linha de crédito direcionada a questões de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Nesse contexto se definiu o combate e prevenção a incêndios considerando a tecnologia e o know how que o Canadá detém nessa área”, explica o titular da Semades Divaldo Rezende.

      O secretário acrescenta que em março deste ano o Governo do Estado enviou uma delegação ao Canadá, liderada pelo presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, com vistas a conhecer os procedimentos e equipamentos utilizados pelos canadenses. “Além de conhecer os equipamentos tivemos contato com toda a estrutura de logística e planejamento de prevenção e combate a incêndios na província de British Colúmbia, que inclui um moderno sistema de tecnologia da informação. É seguramente um dos serviços de combate a incêndios mais profissionais e qualificados do mundo. E temos uma perspectiva muito boa, porque eles se propõem a nos ceder inclusive o software que utilizam. Com a celebração desse termo de acordo nós deixaremos de operar de forma rudimentar e passaremos a utilizar tecnologia de ponta no combate a incêndios florestais e acidentes ambientais”, afirma Alexandre Tadeu.

      De acordo com Divaldo Rezende esta ação de Governo, com articulação da Semades e da Seplan, mostra a preocupação do Governo do Estado com a questão das queimadas e acidentes ambientais e a disposição de enfrentar o problema de forma estratégica, buscando soluções permanentes. “Estamos olhando para frente. E olhar para frente significa trabalhar a prevenção e o combate com tecnologia, com profissionalização. Precisamos ter essa visão de futuro”, conclui Rezende.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS