Facebook
29/12/2018 - 18h07m

GOVERNO DO TO

Governo amplia programas e intensifica atendimento na Rede Estadual de Ensino

Núbia Daiana Mota

Programa #ToNoEnem beneficiou cerca de 20 mil concluintes do ensino médio na rede estadual (Foto Marcio Vieira)

Ser referência em Educação é uma das metas da política pública educacional da gestão do governador Mauro Carlesse e para assegurar bons resultados a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) tem trabalhado no aprimoramento do ensino ofertado e na ampliação das iniciativas com foco no aprendizado dos estudantes.

No decorrer de 2018, as ações da Pasta comandada pela educadora Adriana Aguiar foram intensificadas. As atividades pedagógicas, como a ampliação do programa #ToNoEnem é uma delas. A iniciativa beneficiou cerca de 20 mil concluintes do ensino médio na rede estadual com aulões presenciais, simulados, distribuição de material de apoio específico, composto por cinco volumes nas quatro áreas do conhecimento e redação. Foi disponibilizado ainda para os estudantes o aplicativo para celular e tablets, com vasto material preparatório.

Motivada pela visibilidade alcançada pelo Estado na execução do programa de Educação Financeira nas escolas estaduais, o Tocantins sediou neste ano a 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, com a oferta de palestras, lançamentos de games, apresentação de youtubers e outras atividades voltadas para estudantes e professores. Esta foi a primeira realização do evento fora do eixo São Paulo.

Estado garantiu participação dos estudantes na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Foto: Elias Oliveira)

O Estado também garantiu a participação de estudantes na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Foram investidos R$ 88.273,82 na realização das quatro etapas estaduais da Conferência. O evento teve como objetivo discutir ações educativas com foco na sustentabilidade, além de contribuir para a implementação de projetos ambientais nas escolas e municípios. Foram impactados, pelas ações, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nos 139 municípios tocantinenses.

Ensino Médio Integral

O fortalecimento do ensino médio integral também foi destaque na atual gestão com as escolas do Programa Jovem em Ação. A iniciativa oferece a expansão de carga horária, flexibilização de currículo, desenvolvimento de ações condizentes com os interesses e contexto dos estudantes do ensino médio. O Programa contempla melhorias na infraestrutura, alimentação escolar e custeio pedagógico; formação para equipes gestora e docente e maior participação da família e comunidade escolar. Em 2018, foram beneficiados 3.650 estudantes das cidades de Araguaína, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Tocantinópolis.

Para 2019, o Ministério da Educação autorizou a implantação do programa em outras 10 escolas estaduais. A previsão é expandir o Jovem em Ação para os municípios de Araguatins, Porto Nacional e Paraíso, atendendo mais de 8 mil estudantes tocantinenses. 

Base Nacional Comum Curricular

Neste ano, o Tocantins esteve em evidência ao ser um dos primeiros estados a finalizar os documentos curriculares após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental. Aprovados no final do mês de novembro, os novos documentos curriculares promoverão mudanças no ensino público.

A Seduc articulou o trabalho de adequar os documentos curriculares à nova Base Nacional envolvendo instituições das esferas estadual e municipal, comoUnião Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e como parceiros a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).

Antes de ser aprovado, o documento foi disponibilizado para consulta pública e contou com cerca de seis mil contribuições. A Seduc promoveu também o Encontro de Implementação do Documento Curricular que contou com a participação de 480 educadores e gestores representantes dos 139 municípios.

Foi um processo intenso e de construção democrática e transparente. Este exercício coletivo em prol de currículos que atendam às expectativas e diversos contextos escolares, contemplando as regionalidades, demonstra maturidade e comprometimento dos profissionais envolvidos e a oportunidade de aprendizagens mais significativas aos nossos alunos”, destacou a secretária Adriana Aguiar.

Calendário Escolar 2019

A construção do Calendário Escolar para o ano letivo de 2019 também contou com a participação popular. Cerca de 16 mil pessoas entre estudantes, pais, servidores das unidades escolares e da Seduc, e representantes da comunidade em geral colaboraram. Aconsulta pública ao documento final foi realizada por meio do aplicativo desenvolvido pela Pasta.

Dentre as novidades do Calendário Escolar está a previsão de três sábados letivos, sendo todos eles contemplados como Dia da Família na Escola. Antes das aulas começarem, a equipe pedagógica e os professores participarão do planejamento. Na segunda semana de aula, o Calendário reserva dois dias para a aplicação da avaliação diagnóstica em todas as unidades de ensino. No mês de dezembro, foi instituída ainda a Semana da Integração Esportiva de Aprendizagem.

Protagonismo juvenil

Em 2018, a Estado apoiou e promoveu iniciativas com foco no incentivo ao protagonismo juvenil, como o programa Jovens Embaixadores, que oferece intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. A Seduc conduziu o processo seletivo e selecionou dois estudantes para o intercâmbio. Cerca de R$ 10 mil foram investidos.

Com o “Projeto Nós Propomos”, os estudantes do Tocantins também foram estimulados a exercer o protagonismo juvenil por meio de ações de cidadania plena. Em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, os alunos participaram de ações nas escolas sobre a constitucional gestão democrática das cidades onde vivem e do III Seminário Estadual Nós Propomos. Com o projeto de intervenção desenvolvido, um grupo de estudantes do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas, representou o Tocantins no Congresso Iberoamericano em Portugal.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, a intensificação das ações no campo pedagógico e a ampliação do atendimento da rede estadual visam oferecer uma educação básica de excelência aos estudantes das escolas públicas tocantinenses. "Estamos investindo no pedagógico, na formação dos professores, na estrutura das unidades e aumentado o atendimento das escolas de ensino médio integral dos colégios militares. Para 2019, estamos planejando o fortalecimento destas e muitas outras iniciativas que buscam colocar o Tocantins em evidência nacional pela qualidade do ensino ofertado”, concluiu.

Aulões do Programa #ToNoEnem foram realizados nas 13 Delegacias Regionais (Foto: Juliana Carneiro)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS